A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), segue o cronograma do retorno gradativo das aulas presenciais e dá início à etapa 4. A partir desta quarta-feira (15), cerca de 10 mil alunos do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental I vão retomar para as salas de aula.
Esse retorno segue os mesmos protocolos que foram adotados na terceira etapa, com as crianças do 1º e 2º anos. As segundas, quartas e sextas-feiras destinam-se ao atendimento presencial com quatro horas diárias para cada turno escolar, de modo que, por semanas alternadas, os dois grupos (A e B) possam estar presencialmente com seus professores.
Também serão incluídas uma aula de Arte e outra de Educação Física, ambas com duração de 50 minutos para todas as turmas. As terças e quintas-feiras ficam reservadas para as aulas remotas e higienização dos espaços das unidades de ensino.
A alternância irá favorecer, sobretudo, o fluxo de circulação nos momentos da saída da unidade. Brinquedos e pertences pessoais não poderão ser compartilhados.
Proteção – O uso de máscaras também é obrigatório. O procedimento de higienização e a troca das máscaras e de outros eventuais equipamentos de proteção devem ser feitos pelo profissional de apoio antes do atendimento a cada novo estudante.
Etapas – No dia 16 de agosto, teve início a primeira etapa de retomada de atividades presenciais com crianças de 3 anos de idade nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e alunos da Educação Especial.
Na segunda etapa, foi a vez dos alunos da pré-escola, 4 e 5 anos. A terceira etapa foi marcada pelo retorno dos anos iniciais (1º e 2º ano do Ensino Fundamental I).
Essas três primeiras etapas contabilizam 25 mil alunos em salas de aula, o que representa 35% do total.
Semanas alternadas
Creis
1° semana – grupo A
2° semana – grupo B
Pré-escola, anos iniciais e finais e EJA
1ª Semana
Grupo A: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)
2ª Semana
Grupo B: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)
Fonte: SECOM/JP
Foto: SECOM/JP