As inscrições para o Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaude/MPSF) foram prorrogadas para o dia 14 de março. O processo seletivo – publicado pela Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaude/MPSF) em Rede Nacional, da qual fazem parte a Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba (ESP-PB) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – oferece 237 vagas distribuídas entre as instituições associadas. Podem se inscrever médicos, dentistas e enfermeiros que tenham inserção na Saúde da Família e na docência. Serão seis vagas para a UEPB/ESP-PB.
“Essa prorrogação de pouco mais de um mês para as inscrições visa dar oportunidade para que mais candidatos possam participar do processo seletivo. Dessa forma, quem vai participar pode aperfeiçoar os documentos solicitados e qualificar a possibilidade de conseguir a vaga”, informou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
Mudanças no cronograma – A inscrição do candidato em todas as instituições associadas é gratuita e pode ser feita de forma on-line até o dia 14 de março de 2022, por meio de envio de formulário devidamente assinado juntamente com a documentação exigida no edital. Já o candidato vinculado à UEPB pode efetivar a inscrição pelo endereço eletrônico: prpgp@setor.uepb.edu.br .
A seleção dos candidatos para o Profsaude/MPSF constará de quatro etapas. A primeira consiste na realização de uma prova de Inglês que será na modalidade on-line, a ser aplicada no dia 11 de abril, das 9h às 12h. A segunda será a análise curricular, em caráter eliminatória e classificatória, marcada para o dia 3 de maio; enquanto a terceira consiste na análise da carta de intenção, e análise da proposta preliminar de trabalho, ambas classificatórias e previstas para o dia 23 de maio. Já a quarta etapa será a prova oral, classificatória, que será aplicada de 6 a 13 de junho.
O resultado final será divulgado no dia 7 de julho e o período de matrícula para os alunos aprovados será de 8 de julho a 8 de agosto. O início das aulas está previsto para 15 de agosto.
Saiba mais – O Profsaude/MPSF é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). Atualmente a rede nacional liderada pela Fiocruz conta com 25 instituições, de 17 estados. Mais informações podem ser obtidas no https://profsaude-abrasco.fiocruz.br/ .
“Trata-se de uma iniciativa nacional, organizada pela Fiocruz e pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva, que agrega uma série de instituições de diversos Estados para promover essa modalidade de pós-graduação stricto sensu com um olhar para a necessidade da Atenção Básica e o trabalho na Saúde da Família. Para a ESP-PB representa uma iniciativa inédita que vem para somar a toda a experiência que a Escola já tem com relação à formação profissional, às residências, especializações e, agora, com a modalidade de Mestrado”, disse Felipe Proenço.
Fonte: SECOM/PB