Musical “Conserto para Dois” será apresentado neste sábado em João Pessoa
Musical “Conserto para Dois” será apresentado neste sábado em João Pessoa
Hoje é dia de João Pessoa ver a Raia de perto! O esperado musical “Conserto para Dois”, com Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello, finalmente chega à Capital paraibana. O musical será apresentado neste sábado, 30, em única apresentação às 21hh00, no Teatro Pedra do Reino.
Os ingressos estão à venda nas lojas Skyler dos shoppings Manaíra e Tambiá ou podem ser adquiridos através do site: http://ingressodigital.com. Mais informações pelo fone: (83) 2106-6504.
O espetáculo retomou a turnê a partir do dia 18 de março, com a abertura dos espaços para entretenimento pós período crítico da pandemia, e já passou por cidades como Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto, Recife e Fortaleza, chegando agora a João Pessoa. Depois, segue para Salvador e Rio de Janeiro. O espetáculo é apresentado por Ministério do Turismo e Bradesco Seguros.
“‘Conserto para Dois, O Musical’ é um espetáculo que foi pensado para turnê. O cenário foi desenvolvido para que pudesse ser transportado e montado com facilidade em vários palcos. Por causa da pandemia, tivemos que adiar a turnê por dois anos. Mas finalmente vamos voltar a rodar o país com ele”, explica Claudia Raia, que estrela e produz o espetáculo.
“O tamanho do espetáculo foi todo pensado para turnê. A ideia era uma coisa pequena, com dois atores em cena se revezando entre os personagens para contar a história. Nem preciso dizer que da ideia original só ficou a de que seriam dois atores em cena e muitos personagens (risos). A coisa foi crescendo, crescendo… Agora são dois caminhões enormes para transportar tudo (risos)”, brinca Jarbas, que estrela e dirige o espetáculo.
Pela primeira vez, ele dirige Claudia em cena: “Ela é uma atriz que gosta de ser dirigida, que gosta da troca que essa dinâmica entre ator e diretor propõe. Então, o trabalho sempre fluiu de uma maneira muito boa. Acho que isso se traduz no palco, no encantamento que o público sente ao assistir ao espetáculo. O teatro já é mágico por si só. E acho que nosso musical traz uma magia ainda maior porque o público mesmo não entende como só nós dois podemos interpretar todos os personagens da história. Isso, aliás, rende histórias hilárias. Minha mãe, por exemplo, não me reconheceu quando eu estava no palco caracterizado como Dona Socorro (risos)”.
Teatro musical com DNA brasileiro “Conserto para Dois, O Musical” conta a história de amor, encontros e desencontros entre o famoso escritor Ângelo Rinaldi (Jarbas) e a atriz internacional Luna de Palma (Claudia). Separados, os dois embarcam em um cruzeiro para esquecerem a desilusão amorosa. Eles só não contavam embarcar no mesmo navio, Sinfonia dos Mares, rumo a Antártida. É nesse cenário que se desenrola toda história, criada por Anna Toledo a convite de Claudia e Jarbas.
“Eu cresci assistindo à Claudia Raia fazendo ‘TV Pirata’. Eu queria explorar aquele humor absurdo. Claudia e Jarbas são minhas grandes referências no teatro musical. Acho que assisti a tudo que eles fizeram no teatro nos últimos 20 anos. Os dois têm um sólido arcabouço de recursos cênicos, corporais, vocais. Sabendo para quem eu escreveria, muito dos personagens e situações já se desenharam”, afirma a roteirista.
Anna trabalhou lado a lado com o diretor musical, Tonny Lucchesi, e Thiago Gimenes para criar as músicas de “Conserto para Dois, O Musical”. Afinal, no teatro musical elas também contam a história que está se desenvolvendo, elas estão inseridas dentro da dramaturgia.
“Os temas foram pensados para dar todo esse clima de comédia. Como são muitos personagens, cada um tem uma característica musical bem marcante, que pretende dialogar muito com o público. Temos o luxo de ter Kátia Barros coreografando. É muito legal ver a conversa entre música e movimento que desenvolvemos. Além disso, Claudia e Jarbas são muito criativos e trazem humor para as canções”, pontua Tony.
O cenário, criado por Natália Lana, é praticamente um personagem da história. Ele vai se desdobrando para virar cenário para todos os momentos da divertida história que se desenvolve. Os figurinos são fundamentais porque eles ajudam a dar o tom da diferença entre as personas, que têm partituras corporais, timbres e trejeitos diferentes. O figurinista Bruno Oliveira ainda tinha um desafio muito importante: criar roupas que pudessem ser tiradas e colocadas entre 5 e 10 segundos. Sim, é mais ou menos esse o tempo que Claudia e Jarbas têm para sair de um personagem e entrar em outro.
“Trabalhamos muito com a Kátia Barros, nossa codiretora e coreógrafa, para criar os trejeitos e as partituras corporais de cada personagem. O figurino embala tudo isso. Já a preparação vocal ficou por conta do maestro Marconi Araújo, que é também quem assina a direção musical e vocal do disco do espetáculo, que lançamos com 10 faixas”, aponta Jarbas.