quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Saúde 26, janeiro, 2023

Saúde realiza visita técnica para ampliação de leitos obstétricos no Hospital Geral de Queimadas

thumb

ASecretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quarta-feira (25), uma visita técnica ao Hospital Geral de Queimadas, para dar seguimento à readequação da unidade, que se tornará referência em obstetrícia para a região de Campina Grande. A unidade já conta com 20 leitos de enfermaria obstétrica e estrutura para Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN).

O Hospital Geral de Queimadas  vem recebendo pacientes do Instituto  de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), desde o último sábado (21), quando a unidade passou por um apagão. Desde então, a unidade hospitalar da rede estadual intensificou o suporte às gestantes que seriam encaminhadas para o município de Campina Grande. De acordo com o governador João Azevêdo, acolher estes pacientes é um dever do Estado e ampliar o serviço é prestar uma melhor assistência à população de toda a região.

“É uma obrigação que o Estado tem de agir quando há uma demanda, e ficamos felizes em poder atender. Estamos trabalhando para fazer um novo Hospital de Clínicas de Campina Grande e uma maternidade de alta complexidade. O Estado estará fazendo a sua parte para readequar o Hospital Geral de Queimadas para fazer o atendimento de gestantes de baixa, média e alta complexidade”, frisou o gestor executivo estadual.

Com a reestruturação, o Hospital Geral de Queimadas passará a atender o dobro da capacidade atual, sendo dotado de 40 leitos de enfermagem obstétrica, 5 leitos de UTI infantil e outros 5 de UTI materna. O secretário executivo de Rede de Unidades Hospitalares, Ari Reis, disse que a reforma do centro hospitalar já está em andamento e não impossibilita a regulação de novos pacientes.

“Com a ampliação, poderemos dar um suporte ainda maior na área de obstetrícia não só para Campina Grande, mas aos 14 municípios do entorno. Nossa expectativa é que as atividades da área readequadas tenham início ainda em fevereiro e possamos absorver boa parte do fluxo de pacientes que dependiam apenas do Isea”, reforça o secretário.

Além do Hospital Regional de Queimadas, a região da Borborema contará com o Hospital de Clínicas, que será o maior complexo hospitalar da segunda macrorregião de saúde. A unidade será referência para Campina Grande e toda a 2ª Macrorregião de Saúde, compreendendo atendimentos eletivos, ambulatoriais, de traumatologia e maternidade. “A interiorização de cuidados especializados na Paraíba já é uma realidade e com esse novo complexo hospitalar evitaremos o deslocamento da população para João Pessoa, além de ampliarmos a assistência em saúde para a população da Borborema”, finalizou Ari Reis.

Fonte – SECOM-PB