Dois trabalhos do projeto Vacina Mais Paraíba apresentados no 7th Internacional Symposium on Inmunobiologicals (7º Simpósio Internacional de Imunobiológicos) foram premiados na quinta-feira (4) no encerramento do evento, no Campus da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. A premiação representa o êxito do trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com as secretarias municipais de saúde, bem como o projeto da Fiocruz para a reconquista das coberturas vacinais. A 7ª edição do simpósio teve como foco o fomento à inovação, à geração de conhecimento de ponta para acelerar o desenvolvimento de soluções em biotecnologia para os problemas de saúde pública.
Os trabalhos foram desenvolvidos a partir do Vacina Mais Paraíba, projeto que possibilitou a melhoria das coberturas vacinais, incluindo a primeira colocação do estado na meta de vacinação contra poliomielite em 2022. A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, foi premiada pelo trabalho sobre “Estratégias adotadas na Paraíba para ser o primeiro estado a atingir a cobertura vacinal na campanha nacional contra poliomielite em 2022”, e a coordenadora do Núcleo de Imunizações da SES, Márcia Mayara, recebeu o prêmio pelo trabalho sobre as “Estratégias de educação permanente nas ações de imunização no estado da Paraíba para os agentes comunitários de saúde”.
“Esse prêmio representa o esforço coletivo da SES, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), dos secretários municipais de saúde, do projeto pela reconquista das coberturas vacinais da Fiocruz e da sociedade paraibana. Estamos no caminho certo da prevenção de doenças e mais saúde para todos os paraibanos”, disse a coordenadora do Núcleo de Imunizações da SES, Márcia Mayara.
De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, o trabalho de educação permanente continuada com os agentes comunitários de saúde (ACS) trouxe bons resultados na cobertura das vacinas. O ACS é uma categoria de fundamental importância na mobilização e no esclarecimento da vacinação das crianças, para isso mais de 87% dos agentes foram treinados em oficinas por gerências regionais. “A gente se sente muito feliz com essa socialização de ações intersetoriais de trabalho coletivo com essas representações que trazem esses resultados e boas experiências que foram compartilhadas e exitosas no evento”, falou.
A secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, também participou do simpósio na mesa redonda expondo sobre “Vacina Mais Paraíba: estratégias, desafios e perspectivas para alcançar uma alta cobertura vacinal no Estado da Paraíba”, e salientou a importância do projeto e toda sua estrutura de concepção e implantação. “O Vacina Mais Paraíba foi elaborado para dar um suporte contínuo aos municípios em relação à vacinação, facilitando a identificação de fragilidades e a intervenção imediata para alinhamento de processos. Tudo isso focando no objetivo de levar vacina para a população e aumentar a cobertura dos imunizantes oferecidos pelo SUS”, explicou.
O Vacina Mais Paraíba teve início em março de 2022, quando foram feitos processos seletivos para captação de enfermeiros com experiência em salas de vacinação. Desde então, estes profissionais acompanham o processo nos 223 municípios, garantindo estratégias de vacinação e alcance do público. O projeto continua em implantação e atualmente está focado na campanha de vacinação contra influenza, que se estende até o dia 31 de maio para os públicos prioritários.