Os estudantes do curso técnico em Agronegócio da ECIT Melquíades Vilar, da cidade de Taperoá, no Cariri paraibano, estão desenvolvendo o projeto ‘Codornas de Taperoá: Manejo e Empreendedorismo’. O propósito é incentivar que os estudantes conheçam na prática a criação, manejo e comercialização dos ovos de codornas. Os ovos produzidos são utilizados nas refeições dos estudantes.
Os próprios alunos que fazem parte do Clube de Protagonismo e da disciplina eletiva fazem o trabalho do manejo das aves, que se trata da limpeza do aviário, das gaiolas e da alimentação dos animais. No final do ano letivo, todos os estudantes envolvidos no projeto receberão cinco aves para iniciarem suas próprias criações.
O projeto foi pensado antes da pandemia da Covid 19, mas apenas no primeiro semestre deste ano de 2023 foi posto em prática. O local da produção é na própria escola, onde foi construído um galpão de acordo com os padrões necessários para a criação das aves e gaiolas suspensas com divisórias e comedouros.
“O local onde foi construído o viveiro das codornas estava ocioso, então desenvolvemos o projeto e conseguimos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola para a construção de um galpão com gaiolas. Nossa intenção é que no futuro esses técnicos saiam da escola com uma alternativa de geração de renda com a produção de ovos de codornas.”, explicou o gestor da ECIT, MIkael Araújo.
Outros projetos da ECIT Melquíades Vilar, que faz parte da 3ª Gerência Regional de Ensino (GRE), estão em andamento nos estudos como a criação de peixes, de uma horta hidroponia alimentada por energia solar.
Fonte – SECOM-PB