segunda-feira, 29 de abril de 2024
Política 6, fevereiro, 2023

2024: pelo menos 12 deputados já sinalizam pré-candidaturas

thumb

O deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade) arriscou um palpite: depois do Carnaval já se começa a pensar as eleições municipais de 2024. Aliás, as conversas começaram bem antes da posse dos parlamentares na Assembleia Legislativa.

Dos 36 parlamentares da Casa de Epitacio Pessoa, pelo menos 12 foram identificados, até o momento, pelo BLOG como pré-candidatos nas eleições do próximo ano. Se chegarão até a urna, aí sim, é cedo para confirmar.

A vantagem é disputar as eleições sem precisar se afastar do mandato parlamentar. A legislação eleitoral permite. Se perder, volta “tranquilo” para a Assembleia Legislativa.

Walber Virgolino (PL), disputou em 2020, ficando em 4º lugar; Wilson Filho (Republicanos), lançou a pré-candidatura em 2020, mas abriu mão; e Luciano Cartaxo (PT) – prefeito por dois mandatos – na Capital. Dra Paula e Júnior Araújo em Cajazeiras.

Gilbertinho, ex-prefeito de Lagoa já avisou que vai entrar em Pombal. Já Galego Souza deve voltar a disputar as eleições em São Bento.

Daniele do Vale, cuja mãe, a prefeita Eunice está no segundo mandato, e Eduardo Brito vão colocar o espólio eleitoral em Mamanguape para jogo. Aliás, a troca de farpas já começou.

Camila Toscano (PSDB) deve ser o nome do grupo em Guarabira já que o atual prefeito, Marcos Diogo (PSDB), está no segundo mandato. O pai e a mãe, Zenóbio e Léa Toscano, já administraram a cidade.

E, o último identificado pelo BLOG: Inácio Falcão (PCdoB) deve tentar mais uma vez chegar à Prefeitura de Campina Grande. Pode ter na cola, Sargento Neto (PL), que está no primeiro mandato, e se cacifa para a disputa municipal como estratégia de fortalecimento do PL na Rainha da Borborema.

Ainda tem uma outra “bancada” que vai para campo em busca de eleger seus prefeitos, que são os principais cabos eleitorais de eleições estaduais. Na Paraíba é assim: uma eleição é formatada com os acordos para a próxima.

Já Eduardo Carneiro, que se lançou a pré-candidatura à prefeito da Capital em 2020, abriu mão para apoiar Cícero Lucena (PP). Não deve participar como candidato direto em 2024, apenas nos bastidores.

Fonte – Blog Sony Lacerda