A13ª Gerência Regional de Educação realizou, na manhã desta sexta-feira (22), um seminário para pactuação das metas da região dentro do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba. O evento foi realizado no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na cidade de Pombal.
O seminário contou com a participação do secretário executivo de Colaboração com os Municípios da Secretaria Estadual de Educação, Erivonaldo Alves, além do gerente regional, Jorge Miguel, e também de secretários de educação de municípios como Pombal, Vista Serrana, São Domingos, Condado, Cajazeirinhas, Paulista, São Bentinho, coordenadores pedagógicos, articuladores regionais e professores.
Para Erivonaldo Alves, o evento foi muito promissor, pois foram compartilhadas pelos secretários de educação de várias cidades experiências exitosas implementadas em suas redes. “Esta é uma regional que tem progredido muito na alfabetização na idade certa”, disse.
Além dos relatos das experiências municipais também foram compartilhados estratégias e compactuadas metas para este ano de 2024. “Foi um momento de fortalecimento da educação e muito inspirador para que tudo isso chegue para as nossas crianças para que elas sejam alfabetizadas no tempo e na idade certa”, completa o secretário.
Para o secretário de educação do município de Condado, José Leite, o seminário aproximou ainda mais todas as cidades. “Esse evento trouxe a realidade de cada um para mais perto da gente, aproximar os municípios, foi isso que a gerência fez. Nós saímos mais fortalecidos para construirmos a educação de uma forma melhor e com mais qualidade”, explica José Leite.
De acordo com o gerente regional da 13ª GRE, Jorge Miguel, este foi um momento de trocas de experiência dos secretários, dos professores que são os carro-chefes de sala de aula. “Práticas que são exitosas dentro das suas particularidades, dentro das suas condições também e que fortalecem os laços entre esses municípios e entre a regional também”, destaca Jorge.
Para o gerente, este é um dos grandes objetivos, fazer o fortalecimento dos vínculos entre município, gerência e secretaria de educação por meio do regime de colaboração. “Para que essas condições possam chegar aqui na ponta do sertão, do alto-sertão e ser uma das referências regionais”, comenta sobre os bons resultados da regional no programa Alfabetiza Mais Paraíba.
Fonte – Agência Brasil