João Trindade é candidato à Academia Paraibana de Letras
O professor João Trindade, jornalista, escritor e colunista do Boom na Mídia oficializou, desde o início das inscrições, sua candidatura à cadeira nº 4, da Academia Paraibana de Letras, vaga deixada pelo educador e professor José Loureiro Lopes.
Trindade afirma que a candidatura dele se deve ao fato de que o coroamento de qualquer escritor é chegar à Academia, que considera “o templo maior do saber”. Assevera, também: “O que me leva à pretensão é o desejo de servir mais à cultura da Paraíba e colaborar, intensamente, com a Academia, para torná-la ainda mais dinâmica, por meio de promoção de cursos, palestras; propor a realização de feiras literárias, concursos e tantas ações que podem ser levados a cabo, caso tenha a honra de chegar lá”.
Perfil do candidato
João Trindade Cavalcante nasceu em Piancó, Paraíba, em 1957. Aos seis anos de idade, transferiu-se para Patos (PB) e, mais tarde, aos quatorze, para João Pessoa, onde reside até hoje.
É Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba e tem pós-graduação pelaEscola Superior da Magistratura da Paraíba (ESMA-PB). É advogado militante, jornalista, radialista, professor e escritor.
Renomado professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, é autor do livro “A Língua no Bolso”, um verdadeiro best-seller no segmento, publicado pela consagrada editora Alumnus/Leya, em 2013, e que já se encontra na 3ª edição; em 2016, publicou, pela mesma editora, “Português descontraído”. Lançou, em 1988, pela editora Colibri o livro “Os Segredos da Redação” No âmbito do Direito, publicou, em 2018, a obra “Guia Prático de Introdução ao Direito” pela “Sal da terra”.
Lecionou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em todos os grandes colégios e cursinhos da Capital; na Escola Superior da Magistratura da Paraíba – ESMA-PB –; na Escola Superior do Ministério Público – ESMIP- PB. Foi professor, durante 24 anos, da disciplina “Introdução ao Direito”, no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e professor-substituto de “Instituições de Direito Público e de Direito Privado”, na UFPB.
Estreou a carreira literária em 1981, com o livro de poemas “Um Pouco Além do Sonho”, publicado pela editora “A União”, sendo que seu livro mais recente é “O Estranho Professor de Violão” (crônicas), publicado pela editora Ideia, em 2022. Ainda na área especificamente literária, é autor do cordel “A Coluna Prestes em Piancó”.
Principais Obras:
A Língua no Bolso – (Editora Alumnus/Leya, 2013); atualmente, na 3ª edição.
O Estranho Professor de Violão (crônicas) – Ideia Editora, 2022.