quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Educação 15, janeiro, 2025

Saiba como vai funcionar o passe livre na Rede Estadual em 2025

thumb

O secretário de Educação do estado, deputado estadual licenciado, Wilson Filho (Republicanos), explicou a dinâmica do passe livre que será destinado aos estudantes do 9º ano e do Ensino Médio, da Região Metropolitana de João Pessoa e de Campina Grande, regularmente matriculados na Rede Estadual.

O benefício, anunciado pelo governador João Azevêdo nessa segunda-feira (13), será implantado no início de março, quando do início das aulas, e o investimento é R$ 89,5 milhões. O número de estudantes que terão direito só será quantificado após o encerramento das matrículas em fevereiro próximo.

“A evasão escolar, infelizmente, é uma realidade não só no nosso Estado, mas em todo o país. O impacto financeiro nas famílias ocasionado pelo deslocamento desses estudantes, por vezes mais de um numa mesma residência, é real. Pensamos em um caminho que pudesse facilitar o acesso à educação e, quando apresentamos a ideia ao governador João Azevêdo, ele aprovou quase que imediatamente e nos deu cartão verde para seguir em frente”, destacou o secretário.

Ele explicou: “Após o período de matrículas, iniciaremos em fevereiro o cadastro dos estudantes que se encaixam nos critérios e, é muito importante destacar que a frequência escolar será pré-requisito fundamental para manter o benefício. Importante destacar que isso só será possível graças a decisão do governador de acreditar e investir na educação da Paraíba”.

Um dos critérios para obtenção do passe livre pelos estudantes será a frequência escolar, a ser aferida mês a mês.

Passe livre no ENEM – Está em vigor desde maio do ano passado a lei que garante gratuidade no transporte intermunicipal para candidatos inscritos no ENEM, nos dias de realização da prova. Wilson Filho é autor da lei, que beneficiou no último exame milhares de paraibanos que sonham em ingressar no ensino superior.

“Na Paraíba, apenas 55 cidades são locais de prova do ENEM, dos 223 municípios, ou seja, conseguimos beneficiar um grande número de candidatos nesse acesso à prova e, consequentemente, ao Ensino Superior. Foi uma matéria muito positiva que pude elaborar na Assembleia Legislativa e que hoje, enquanto secretário de Educação, sei ainda mais a dimensão e o valor dela”, ressaltou Wilson Filho.