quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025
Geral 19, fevereiro, 2025

Governo promove observação do céu na Igreja de Nossa Senhora da Penha

thumb

Ocenário paradisíaco da Igreja de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa, será palco de uma ação de observação do céu, nesta quinta-feira (20), a partir das 16h30. A ação, promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), tem participação do projeto ‘Bingo: Esperança no Espaço’, e marca os 157 anos da primeira expedição astronômica promovida em solo paraibano.

O evento vai contar com um ‘tour astronômico’, no qual será possível observar corpos celestes pelos telescópios produzidos por apenados da Cadeia Pública de Esperança, por meio do projeto ‘Bingo: Esperança no Espaço’. Vênus, Marte, Júpiter, Nebulosa do Caranguejo e Plêiades serão alguns dos astros previstos para esta apreciação.

Na ocasião, também será apresentado o maior radiotelescópio da América Latina, o Bingo, em fase de construção na cidade de Aguiar, e capaz de transformar sinais sonoros em informações sobre a parte escura do universo. Juntos, o Radiotelescópio Bingo e o Projeto Bingo: Esperança no Espaço têm fortalecido a popularização da ciência e colocado a Paraíba como referência no campo da astronomia.

O secretário da Secties, Claudio Furtado, destacou a importância do evento. “A Paraíba tem uma conexão histórica com a astronomia, e este evento reforça nosso compromisso em manter essa tradição viva. Celebrar os 157 anos da primeira expedição astronômica no estado é também reconhecer o avanço da ciência e da inovação que temos hoje. O projeto ‘Bingo: Esperança no Espaço’ une inclusão social e conhecimento, mostrando que a ciência pode transformar vidas. Ou seja, com iniciativas como essa, colocamos a Paraíba em posição de destaque na pesquisa astronômica e incentivamos novas gerações a se encantarem com o universo.

O reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, o padre Francisco de Assis Azevedo comemorou a parceria e lembrou que “esse é um importante passo, não só para o resgate da memória religiosa, mas também para o registro do recorte social e histórico vivido pelo nosso povo”.

Para o secretário da Seap, João Alves, este é um importante momento de celebração dos avanços aqui no estado. “Há 157 anos nossa capital foi escolhida para uma importante expedição científica, destacando-se no cenário nacional. Hoje, a Paraíba dá continuidade a esse legado”, comemorou.

A programação da ação celebrativa ainda conta com uma aula de campo: no turno da manhã, estudantes da rede pública de ensino irão ao Santuário, acompanhados de pesquisadores do projeto, que compartilharão seus conhecimentos acerca da história e da astronomia.

Contexto Histórico

Em 1868, jornais da época divulgavam um ‘Eclipse Anelar do Sol’, ao tempo em que anunciavam que a melhor região para a observação do fenômeno seria a então cidade ‘Parahyba do Norte’, atual João Pessoa. A partir daí, o Imperial Observatório Astronômico resolveu realizar uma expedição aqui na capital paraibana, colocando olhares de amantes da astronomia sobre nosso estado. O registro do encontro resultou em um outro momento histórico, já que a fotografia tirada neste dia é reconhecida como a primeira captada em solo paraibano.

Hoje a Paraíba dá continuidade a esse legado por meio de uma iniciativa que une ciência e inclusão social, por meio do Projeto Bingo: Esperança no Espaço, no qual reeducandos da Cadeia Pública de Esperança se dedicam à construção de telescópios com materiais recicláveis, promovendo tanto a ressocialização quanto a disseminação do conhecimento astronômico no estado.


Serviço:

‘História Astronômica da Paraíba e Igreja da Penha’
Data: Quinta-feira (20)
Local: Santuário de Nossa Senhora da Penha
Hora: 16h30
Entrada gratuita

FONTE – SECOM-PB