ACentral Estadual de Transplantes, unidade de alta complexidade do Governo da Paraíba, reuniu, no último sábado (15), em Campina Grande, uma turma de profissionais da saúde do interior do estado para o curso de captação de córneas. O treinamento ocorreu em parceria com a Faculdade Unopar. A iniciativa busca ampliar o número de profissionais capacitados para a realização de enucleações na Paraíba.
O curso foi idealizado para preparar as equipes para efetivar a enucleação de globos oculares, possibilitando que as ações de abordagem familiar e a retirada sejam realizadas dentro do tempo preconizado. O objetivo é incentivar o aumento das doações e a consequente redução da lista de espera para transplante. Além dos profissionais da Organização à Procura de Órgãos (OPO) de Campina Grande, enfermeiros de Patos e Sousa, integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes também participaram da capacitação.
A programação foi dividida em dois momentos. Na parte teórica, conduzida pela médica oftalmologista Sarah Menezes e pelos enfermeiros enucleadores da Central, Kalyne Souto e Alisson Modesto, foi abordada a legislação, os aspectos éticos, a documentação necessária, a seleção de potenciais doadores, a anatomia e o acondicionamento do globo ocular e das córneas. O módulo prático foi realizado no laboratório da instituição de ensino, onde os profissionais puderam simular a enucleação.
O médico coordenador da Organização à Procura de Órgãos (OPO) de João Pessoa, Thiago Catão, explica que o curso resulta da necessidade de aumentar as captações no estado. “Com essa capacitação dos profissionais, iremos aumentar a possibilidade de captar mais córneas, e consequentemente, aumentar o número de transplantados de córneas, melhorando a qualidade de vida desses pacientes”, detalhou.
Em 2025, foram realizadas 13 cirurgias de transplante de córneas na Paraíba, e, atualmente, existem 511 pessoas aguardando na lista de espera.
Fonte – SECOM-PB