OHospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) fez ensaio fotográfico de Páscoa com bebês internados nas unidades de cuidados avançados, nesta quarta-feira (16). Os recém-nascidos foram vestidos de coelhinhos da Páscoa pela equipe de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e da Unidade de Cuidados Intermediários (Ucin) como parte da assistência humanizada prestada na unidade hospitalar.
Segundo a coordenadora de Enfermagem da Utin e Ucin, Juliana Veras, o objetivo da ação é proporcionar um momento especial de convivência entre as mães e seus filhos. Foi nesta tarde que Maria das Dores pegou sua primeira filha nos braços pela primeira vez, desde seu nascimento, na Maternidade do Edson Ramalho, há uma semana. A recém-nascida está internada na Utin. “Estou muito emocionada e muito feliz. É realmente o significado da Páscoa, que é o renascimento. Então, Deus mostra que nossa filha veio para viver”, disse.
Por sua vez, Maria Beatriz, também mãe do primeiro filho, já o amamenta e o pega nos braços todos os dias, na Ucin. “Ele ainda precisa ficar internado, mas é um momento muito bom poder vê-lo de coelhinho, ele tá lindo e fofo. É como se fosse sua primeira festinha de Páscoa”, brincou. Enquanto os bebês não recebem alta, as mães ficam hospedadas na Casa de Apoio às Mães.
A técnica de Enfermagem Milena Pinheiro é uma das profissionais que cuida dos bebês. Para ela, esse é um momento bom tanto para as mães como para a equipe de saúde. “´Temos uma sensação de dever cumprido ao proporcionar esse momento de alegria às mães, levar esse aconchego a elas”, comentou.
A ação de vestir os bebês internados com temáticas festivas e fotografá-los já faz parte do calendário de atividades do Edson Ramalho, sendo realizada em datas como o Natal, Carnaval e Dia das Crianças. Todos os adereços utilizados são devidamente esterilizados.
O HSGER é gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e integra a rede estadual. A unidade hospitalar possui o selo Amigo da Criança, concedido por suas práticas de promoção ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher. A assistência multiprofissional do hospital inclui Maternidade, Utin, Ucin e Casa de Apoio às Mães.
Fonte – SECOM-PB