quinta-feira, 22 de maio de 2025
Geral 22, maio, 2025

Içamento das vigas do viaduto muda trânsito nesta quinta-feira 

thumb

Aprimeira etapa do içamento das vigas de sustentação do Viaduto do Bairro das Indústrias terá início nesta quinta-feira (22). A ação será realizada nos períodos da manhã e tarde, das 8h30 às 16h. Para tanto, a Avenida das Indústrias será parcialmente bloqueada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), a fim de que as manobras dos guindastes de içamento sejam feitas com segurança, bem como o percurso das vigas do canteiro de obras até a estrutura do viaduto.

Com investimento superior a R$ 27,1 milhões, recursos próprios do Estado, a obra do Viaduto do Bairro das Indústrias – uma estrutura de 700 metros de extensão – está sendo realizada pelo Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para facilitar o acesso dos moradores do Bairro das Indústrias, Jardim Veneza, Distrito Industrial, Cidade Verde e Vieira Diniz à BR-101, beneficiando diretamente mais de 23 mil habitantes.

De acordo com o gestor da obra, o engenheiro Francisco Romário, a operação do içamento das vigas de sustentação foi dividida em duas etapas. “Amanhã (nesta quinta-feira), durante o dia, içaremos 15 vigas de um total de 18, cada uma com 25 metros e pesando 40 toneladas”. As vigas foram confeccionadas no canteiro central da obra, ao lado da Avenida das Indústrias, no Distrito Industrial. De lá serão içadas com o auxílio de dois guindastes e um caminhão Dolly, até o local da obra do Viaduto, na BR-101.

A segunda etapa acontecerá, também nesta quinta-feira, à noite, a partir das 21h, finalizando às 3h da manhã da sexta-feira (23). Nessa etapa serão içadas 3 vigas, que seguirão o mesmo percurso e o bloqueio na BR-101 e Avenida das Indústrias. A ação de travessia na BR-101 terá duração de apenas 20 minutos, contando com apoio da PRF.

O tráfego costuma ser intenso nesse trecho para travessia entre os Bairros das Indústrias, Jardim Veneza, Distrito Industrial, Cidade Verde e Vieira Diniz pela BR-101, no qual os usuários enfrentam dificuldades para passar de um bairro para o outro, principalmente em horários de pico. O viaduto em construção trará melhorias na fluidez do trânsito e redução dos índices de acidentes em uma das principais vias de acesso à Capital.

Além de melhorar o trânsito na área, a instalação do viaduto garantirá mais segurança para motoristas. Para se ter uma ideia da importância da obra, quando for concluído, o viaduto vai eliminar o cruzamento de caminhões e outros veículos que saem do Bairro das Indústrias para a BR-101, sentido João Pessoa, ou ter acesso ao Bairro de Costa e Silva. Ou seja, os caminhões e demais veículos, ao invés de fazerem o contorno para a BR-101 sentido João Pessoa, vão atravessar a rodovia passando por cima do viaduto, o que vai desafogar o trânsito e diminuir o risco de acidentes naquela região do Distrito Industrial, deixando a BR-101 livre nos dois sentidos.

Fonte – SECOM-PB