Ao discursar durante a entrega do 1º Trecho do Ramal do Apodi, no município paraibano de Cachoeira dos Índios, pelo presidente Lula, o governador João Azevêdo afirmou que a transposição do rio São Francisco só é possível porque o petista tomou a decisão de iniciar a obra e, agora, pela retomada.
O socialista destacou a importância da obra entregue nesta quarta-feira (38) para garantir o abastecimento de água em municípios da Paraíba e dois outros estados nordestinos.
“Hoje é um dia especial para a Paraíba, não só pela vinda mais uma vez ao estado, do nosso presidente, porque verdadeiramente ele está trazendo vida. Essa água que chega é transformadora, fará com que toda uma região, além de ter segurança hídrica, possa melhorar a produção, oferecer estabilidade a essas famílias. Muito mais do que canais, do que estações de bombeamento, é uma obra que traz desenvolvimento para o povo”, afirmou o governador paraibano.
João aproveitou para agradecer aos eleitores pela sua reeleição em 2023: “Quando a gente celebra uma obra como essa, é muito mais do que nós que somos gestores, pertence a vocês, porque vocês escolheram num determinado dia de outubro o número 13 para trazer Lula de volta à presidência. Queria agradecer principalmente ao povo da Paraíba, que um dia lá em 22, foi numa urna e disse que vai dar uma chance a esse sujeito que está governando o estado”.
Disse que a volta de Lula ao Palácio do Planalto garantiu também a reabertura do diálogo do governo federal com os gestores estaduais.
Além de João Azevêdo, integraram a caravana da Paraíba o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), os deputados estaduais Chico Mendes (PSB) e João Gonçalves (PSB), o senador Veneziano Vital (MDB), o prefeito da Capital, Cícero Lucena (PP), e o anfitrião, o prefeito de Cachoeira dos Índios, Alyson Francisco (União Brasil), além dos deputados federais Damião Feliciano, Gervásio Maia e Luiz Couto.
O 1º Trecho do Ramal do Apodi fica localizado na comunidade de Redondo. Com 115,5 km de extensão, a estrutura liga a Barragem Caiçara (PB) à Barragem Angicos (RN), com vazão projetada de 40 m³/s.
A obra, iniciada em 2021, está 74,83% concluída e tem entrega total prevista para outubro de 2026, com investimento de R$ 1,45 bilhão. Quando finalizado, o ramal atenderá cerca de 750 mil pessoas em 54 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
Blog Sony Lacerda