Começaram nesta quarta-feira (28) as inscrições para a disputa do cargo de novo Procurador-geral de Justiça da Paraiba. E pelo dois nomes já se apresentam nos bastidores: o atual secretário-geral do Ministério Público da Paraíba, Rodrigo Marques da Nóbrega, e o ex-presidente da Associação Paraibana do Ministério Público Leonardo Quintans Coutinho.
A lista será enviada ao governador João Azevêdo, que fará a escolha do próximo chefe do MPPB para o biênio 2025–2027. Ele tem optado por escolher o mais votado. Foi assim com o atual procurador-geral Antônio Hortêncio.
As inscrições seguem até as 13h do dia 11 de junho e devem ser feitas exclusivamente por meio eletrônico, na área restrita da extranet do MPPB. Podem participar promotores e procuradores com mais de 30 anos de idade e, no mínimo, cinco anos de exercício na carreira.
A comissão eleitoral que acompanhará todo o processo é presidida pelo procurador de Justiça José Guilherme Soares Lemos e conta ainda com os promotores Cláudio Antônio Cavalcanti e Francisco Lianza Neto. Caberá a eles fiscalizar as etapas de inscrição, votação e apuração.
Segundo Guilherme Lemos, todas as medidas foram adotadas para garantir a normalidade do processo. Após o encerramento das inscrições, a comissão fará a análise formal dos pedidos e divulgará a lista dos candidatos habilitados em até dois dias úteis, no Diário Oficial Eletrônico do MPPB.
A eleição ocorrerá no dia 31 de julho, das 8h às 16h, por meio de sistema eletrônico disponibilizado na extranet da instituição. O voto será secreto e plurinominal, ou seja, cada eleitor poderá votar em até três nomes.
Concluída a apuração, a comissão proclamará os três mais votados, que integrarão a lista tríplice. O resultado será enviado ao procurador-geral de Justiça, que terá até três dias para remeter os nomes ao governador. A posse do novo procurador-geral está prevista para 1º de setembro.
Blog Sony Lacerda