quarta-feira, 2 de julho de 2025
Política 2, julho, 2025

Análise: Quem é quem na bancada federal paraibana no Governo Lula

thumb

BLOG traçou um perfil da bancada paraibana com base nas movimentações dos deputados federais. A bancada do estado é composta, em sua maioria por partidos do chamado Centrão, que se dizem independentes, mas que não fazem acenos tão positivos ao Governo Lula (PT).

Dos 12 deputados federais do estado, dois são do PL – Cabo Gilberto Silva e Wellington Roberto -, partido de oposição ferrenha ao Governo Lula.

Wellington, por vezes, vota favoravelmente às pautas do governo. Retirado da direção do PL na Paraíba, pelo grupo bolsonarista raiz, o paraibano não vive um bom momento no partido e há quem especule sua saída.

Os partidos do chamado Centrão, que votam de acordo com a conveniência política, dominam a bancada estadual. São três do Republicanos – Hugo Motta (presidente da Câmara), Murilo Galdino, que tem se declarado publicamente “lulista” na Paraíba nos últimos dias, e Wilson Santiago, que é apoiador do governo.

Sobre Hugo, nos últimos dias, o republicano encerrou a “lua de mel” com o Palácio do Planalto, dando início a uma queda de braço entre Executivo e Legislativo.

Progressistas elegeu dois: Aguinaldo Ribeiro, que tem bom trânsito no governo, mas segue a orientação do partido, oposição a Lula, e já foi ministro de Dilma Rousseff; e Mersinho Lucena, que diz votar sem partidarismo.

Podemos tem Romero Rodrigues, que já foi apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro, hoje é um dos vice-líderes do Governo Lula na Casa, e Ruy Carneiro, que não tem posição oficializada, seja contra ou a favor. Tem afastado rótulos.

Já Damião Feliciano é favorável ao petista, apesar do seu partido Uniao Brasil se declarar “independente”, mesmo comandando três ministérios.

O deputado federal Luiz Couto, do PT, é o único 100% Lula. Assim pode ser considerado também Gervásio Maia Filho, do PSB.

Para 2026, no campo nacional, Republicanos e Progressistas caminham para uma oposição a Lula, assim como o PL. Se depender dos caciques dessas três legendas, a chapa será única. Já o Podemos tem se declarado independente e União Brasil formou federação com o PP, ou seja, marcharão juntos.

Como essa movimentação se dará nos palanques da Paraíba, ainda é difícil precisar, já que Republicanos e PP estão na base do governador João Azevêdo, aliado de Lula, assim como PSB e PT. O Podemos e o União Brasil estão no palanque da oposição. O mesmo acontece no PL, que integra uma divisão da oposição no estado.

Blog Sony Lacerda