quinta-feira, 3 de julho de 2025
Futebol 3, julho, 2025

Pedro Neto, do Chelsea, subiu com Abel e passou pelo Palmeiras FC de Portugal

thumb

Artilheiro do Chelsea FC no Mundial de Clubes da FIFA 2025™, com três gols, o português Pedro Neto já vestiu a camisa de um Palmeiras em Portugal. Além disso, o atacante foi lançado ao futebol profissional por Abel Ferreira – sim, o atual treinador do SE Palmeiras brasileiro que vai desafiar os Blues pelas quartas de final do Mundial.

Está confuso? A FIFA explica.

Em primeiro lugar, é preciso destacar que Pedro Neto nunca passou pela Sociedade Esportiva Palmeiras, o clube do Brasil que será o adversário do Chelsea no Lincoln Financial Field, nesta sexta-feira (4 de julho), na Filadélfia.

O Palmeiras Futebol Clube é um clube da Freguesia de Palmeira (no singular), situada na cidade de Braga – uma freguesia é como um bairro ou distrito do município.

Como Pedro Neto chegou ao Palmeiras FC?

O time recentemente conquistou a Série B da 2ª Divisão do Campeonato Distrital de Iniciados e há anos tem parceria com o SC Braga: jogadores sub-16 podem atuar pelo Palmeiras FC por um período de sua fase de formação. Como ocorreu com Francisco Trincão, craque do Sporting e uma das esperanças atuais da seleção portuguesa para disputar e vencer a Copa do Mundo da FIFA 26™.

Também foi o caso de Pedro Neto, que ingressou na base do SC Braga aos 13 anos e, aos 15, foi cedido ao Palmeiras FC – a passagem foi curta, com pouco menos de um ano de duração, mas o suficiente para ligar o atual artilheiro do Chelsea ao nome e escudo do Palmeiras de forma inusitada.

O Palmeiras FC é uma homenagem ao Palmeiras do Brasil?

Em 1965, um grupo de amigos desejava criar um clube de futebol na região; eles eram palmeirenses, palavra que aqui significa que pertenciam à Freguesia de Palmeira. Um destes amigos havia sido imigrante no Brasil e voltara a Portugal. Possivelmente inspirado pelos primeiros anos da histórica “Primeira Academia” do Palmeiras brasileiro, na década de 1960, este português teve uma ideia ousada.

Ele propôs a criação de um Palmeiras (em Palmeira) com escudo muito parecido com o que o Verdão brasileiro já usava naquela década.

Segundo o clube do interior de Portugal, uma carta foi enviada ao Palmeiras do Brasil para pedir permissão, obtendo resposta positiva. Essa relação voltou a se estreitar após quase 60 anos.

O português Abel Ferreira, ex-treinador do Braga, chegou ao Brasileirão em 2020 com a missão de comandar o Palmeiras. O técnico contou que já conhecia o Palmeiras FC antes de chegar ao Verdão brasileiro – aliás, seu sobrinho foi jogador da equipe palmeirense de Braga.

“Todos nós temos planos para a vida, mas a vida também tem planos para nós”, disse Abel à CONMEBOL há alguns anos, referindo-se à coincidência entre os Palmeiras de sua vida.

Em 2021, quando o time de Abel chegou à final da Copa Libertadores pela segunda vez seguida e foi campeão diante do Flamengo – título que garantiu a vaga do SE Palmeiras no Mundial de Clubes da FIFA 2025 –, o Palmeiras FC foi motivado pelas circunstâncias e estendeu a mão da amizade novamente.

Além de terem organizado um encontro na Freguesia de Palmeira para ver a final da Libertadores com mais de 200 adeptos, eles enviaram uma carta ao clube “homônimo” brasileiro.

“Fomos bem aceitos. Até acharam curioso porque nem nos conheciam”, contou Benjamim Correia, que, na época, era presidente do clube português.


E como Abel Ferreira lançou Pedro Neto?

Em julho de 2016, Pedro Neto estava de volta ao Braga, seu time de origem, mas faltava uma coisa para chegar ao profissional: a renovação de seu contrato. Essa história foi contada por fontes diferentes, como António Salvador, presidente do Braga, e João Aroso, ex-treinador do Braga B e atual auxiliar técnico da seleção da Coreia do Sul.

“Ele era muito talentoso, e houve intenção de colocá-lo na equipe B quando o Abel foi para a equipe sênior [e eu assumi a equipe B], mas havia uma decisão superior [para esperar] porque envolvia a renovação contratual dele. O Braga queria renovar seu contrato porque ele tinha muito talento”, contou João Aroso à FIFA.

Pedro Neto sempre mostrou potencial?

Pedro Neto estreou na equipe B do Braga em 7 de maio de 2017, sob o comando de João Aroso, e uma semana depois foi colocado em campo por Abel Ferreira para sua primeira partida como atleta profissional – com direito a gol na goleada por 4 a 0 sobre o Nacional. Isso ocorreu em 14 de maio, quando o garoto tinha só 17 anos.

“Eu sentia uma maturidade muito grande [em Pedro Neto], sentia que era diferente do que seria normal de um jovem com aquela idade. Muita maturidade, muita confiança na forma como falava”, relembrou João Aroso à FIFA.

Depois daquele dia, o jovem fez apenas mais dois jogos pelo time principal do Braga e, no segundo semestre de 2017, transferiu-se para a Lazio, da Itália. De lá para cá, deixou o clube italiano em 2019 para assinar com o Wolverhampton e, em 2024, foi contratado pelo Chelsea.

Os números não mentem: além de ser o artilheiro dos Blues no Mundial de Clubes, com três gols até aqui, ele também é líder em cruzamentos tentados (23) e em bolas recebidas entre o meio-campo e a defesa (81). Agora, Pedro terá pela frente uma parte de seu passado: o reencontro com Abel Ferreira e o escudo do Palmeiras – desta vez, o do Brasil.

Fonte – Site – Fifa

Foto – Site – Fifa