Chelsea e PSG decidem o título do Mundial de Clubes neste domingo, no MetLife Stadium. A partida começa às 16h (horário de Brasília) e marca a primeira final no novo formato da competição, que agora segue o modelo de Copa do Mundo. Os Blues buscam o bi, enquanto os Les Rouge-et-Bleu querem coroar uma temporada perfeita.
Sem dúvida, o desempenho ofensivo do PSG tem chamado atenção não apenas no Mundial de Clubes, mas também na reta final da temporada europeia, especialmente na Champions League.
Já o Chelsea deve ter como principal desafio segurar a pressão inicial dos franceses – e também o recorte final do jogo, período em que a equipe de Enzo Maresca costuma sofrer boa parte dos gols.
Apesar do favoritismo do PSG, o Chelsea tem condições de incomodar a defesa francesa — e até fazer uma partida mais competitiva do que o Real Madrid na semifinal. O retrospecto recente entre ingleses e franceses também reforça essa tendência: em boa parte dos confrontos, ambos marcaram ao menos um gol.
Outro ponto relevante é que as duas equipes costumam abrir o placar e vencer o primeiro tempo, o que sugere um início de jogo mais intenso e com menos espaço para estratégias cautelosas.