quarta-feira, 20 de agosto de 2025
Saúde 20, agosto, 2025

Central de Transplantes registra 26ª doação de múltiplos órgãos

thumb

Mais cinco pessoas que aguardavam por um transplante acabam de deixar a lista de espera por um órgão. Na noite dessa segunda-feira (18), um homem de 49 anos, que teve hemorragia subaracnóidea traumática (sangramento entre o cérebro e o tecido que o reveste) como causa da morte, foi o doador. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, quando a equipe médica diagnosticou a morte encefálica.

Com a permissão da família, foram doados o fígado, os rins e as córneas. A equipe captadora veio do Rio de Janeiro, para onde foi destinado o fígado a um paciente de 74 anos. A cirurgiã Thays Ribeiro destacou a renovação permitida por meio do transplante. “É muito importante que todas as pessoas entendam o quão importante é para uma pessoa receber um órgão, porque é como se fosse uma nova vida, uma nova oportunidade para ela,” disse. 

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, ressaltou o gesto solidário da família do doador. “Cada autorização para a doação representa um ato de amor que ultrapassa a dor da perda e transforma vidas. Esse gesto não apenas salva pacientes que esperam por um órgão, mas também fortalece toda a rede de doação e transplantes da Paraíba,” afirmou. 

Em 2025, já foram registradas 26 doações de múltiplos órgãos e 131 transplantes já foram realizados na Paraíba, transformando a vida de pacientes que aguardavam na lista de espera. Ainda esperam por uma doação 805 pessoas.

SECOM-PB