Foi com apenas três meses de idade, ainda nos braços da mãe, a professora e ex-atleta, Talita Xavier Leal, que Miguel Leal fez o seu primeiro contato com o meio líquido. Mesmo de forma ainda involuntária, começou a despertar para a natação.
O tempo foi passando e com os primeiros ensinamentos, Miguel Leal começou a competir nas provas realizadas pelas escolinhas em João Pessoa. Logo despertou o interesse maior do pai, o professor Stéphano Vieira, que passou a prepara-lo na busca de um futuro promissor na natação.
O primeiro clube que Miguel Leal defendeu foi o Grêmio Vila Olímpica Parahyba. Ainda teve passagens positiva pelo AcquaR1, Sesi-PB e Clube dos Oficiais. Seus principais técnicos foram: Talita Xavier Leal, Lúcio do Nascimento Silva, Manoel Ubiramar, Martinho Jorge de Santana, Ériko Veríssimo, Stéphano Vieira
e Antônio Meira Leal.
Para evoluir na natação, Miguel Leal sempre contou com o incentivo e os ensinamentos dos pais e do avô Antônio Meira Leal. Todos exigiam empenho e disciplina nos treinos e nas competições, na busca de bons resultados.
Miguel Leal sempre costuma lembrar dos momentos que geraram alegria e tristeza na carreira. “Um momento de alegria na natação foi a primeira medalha internacional na Copa Pacífico no ano de 2022 na Bolívia. Lembro de um momento triste no ano de 2024, por ter ficado em 4° lugar na prova dos 400 livre na Copa Pacífico, voltando sem medalhas para o Brasil, mas voltando mais ainda determinado para treinar”, disse.
Em grande fase, Miguel Leal decidiu trocar João Pessoa pelos Estados Unidos, onde se encontra desde o início do mês treinando e estudando na William Carey University.
“Foi um sonho de criança que me motivou a querer ir para o país do esporte de alto rendimento onde terei a oportunidade de mudar minha vida. O Coach Alex Pussieldi foi a pessoa que me deu a oportunidade de estar nos EUA. Ele que acreditou no meu potencial para realizar um sonho”.
Antes mesmo de viajar, numa conversa com os pais, Miguel Leal definiu metas para o futuro. “ Meus objetivos são claros: treinar muito para me destacar na minha universidade e na minha divisão ganhando títulos individuais e pela universidade em equipe. Também estudar muito para ter uma ótima carreira profissional que me ajudará na natação”.
Consciente das exigências nos Estados Unidos, dentro e fora das piscinas, Miguel Leal, ex-aluno do Colégio Motiva, estudou e domina bem o inglês.
Na questão do inglês já tive vários contatos com o meu treinador dos Estados Unidos e tivemos ótimas conversas e planejamento para o nosso futuro. Digo que meu nível de inglês é bom e compreensível o que vai me ajudar muito no meu começo nos EUA”.
Antes de embarcar para os Estados Unidos, Miguel Leal deixou uma mensagem para os mais jovens que estão começando na natação.
“Nunca deixe de acreditar no seu sonho. Não se deixa levar por outras pessoas que não acreditam no seu potencial. Desde os 12 anos meu técnico (pai) falava que a paciência é uma virtude e hoje depois de anos de treino estou colhendo os frutos de tanta dedicação”.
Principais títulos – Vice Campeão na Copa Pacífico (Sul-Americano) de Natação nas provas de 400,800 e 1500 livre no ano de 2022. No ano de 2023, na Copa Pacífico, vice-campeão nos 400 livre e terceiro nos 1500 livre. Já em 2025, no Torneio Milton Medeiros, ganhou Troféu índice técnico na categoria Júnior na prova dos 400 Livre.