quarta-feira, 19 de novembro de 2025
Esportes 18, setembro, 2025

Brasil perde da Sérvia e aguarda tchecos para definir vaga às oitavas do Mundial

thumb

O Brasil precisava vencer apenas um set para confirmar a classificação às oitavas de final do Mundial de Vôlei Masculino 2025. Entretanto, na madrugada desta quinta-feira, 18 de setembro, o país perdeu da Sérvia em um duelo com alta dose de emoção e, agora, depende de uma combinação de resultados para avançar de fase.

Em sua melhor atuação no torneio, os sérvios venceram por 3 a 0, com parciais de 25/22, 25/20 e 25/22 em pouco mais de uma hora e meia de confronto. Com o resultado, a equipe europeia chega a seis pontos e duas vitórias, mesma campanha da seleção brasileira, mas com vantagem no critério de desempate (set average).

O veterano oposto Luburic foi o grande destaque do confronto, com 19 pontos (17 deles de ataque), seguido pelo ponteiro Peric, com 15. Do lado brasileiro, Alan fez 10 pontos, seguido pelos centrais Judson e Flávio, com nove e sete, respectivamente.

Para o Brasil, o confronto teve um fator a mais de emoção: Maria Ângela Rezende, mãe de Bernardinho (e avó de Bruninho), faleceu aos 90 anos no Rio de Janeiro (RJ) nessa quarta-feira, dia 17. O experiente treinador esteve visivelmente emocionado antes da partida, inclusive enxugando as lágrimas

Mesmo sem confirmar a vaga ainda, o Brasil busca manter o ótimo retrospecto em campeonatos mundiais. Nas últimas 11 edições, o país ficou de fora dos quatro primeiros colocados apenas uma vez (quinta colocação em 1994). São seis pódios consecutivos, incluindo o tricampeonato em 2002, 2006 e 2010.

Independente do resultado no Mundial de Vôlei Masculino 2025, o Brasil segue em seu trabalho de renovação neste primeiro ano do ciclo Olímpico até LA28. Mesmo com novos nomes na equipe principal, a equipe garantiu o bronze na Liga das Nações de Vôlei (VNL) 2025 e retornou ao pódio da competição após quatro temporadas.

Agora, o Brasil aguarda o confronto entre Tchéquia e República Popular da China para definir a segunda vaga do Grupo H nas oitavas de final da competição. Os brasileiros precisam que os chineses vencem dois sets para evitarem a eliminação precoce – apenas um set chinês leva a definição para a diferença de pontos. O jogo será nesta quinta-feira, às 10h no fuso horário de Brasília.