Os presidentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, se reuniram nesta segunda-feira (29) na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Entre a série de assuntos discutidos, estiveram os apoios à inclusão do futsal como uma das modalidades dos Jogos Olímpicos e à candidatura conjunta de Rio e Niterói para receber os Jogos Pan-Americanos de 2031.
“É um prazer estar aqui na CBF visitando o presidente Samir. COB e CBF têm que caminhar juntos, a CBF faz parte do mundo olímpico, é uma confederação filiada ao COB, então é muito importante que a gente caminhe junto, pensando sempre no crescimento do futebol. É uma modalidade bicampeã olímpica, que nos dá muita alegria, e trouxemos a medalha de prata no futebol feminino nos últimos Jogos Olímpicos”, afirmou La Porta.
Em um momento de aproximação e estreitamento de relações entre as duas maiores entidades do esporte brasileiro, Xaud se prontificou a ajudar o COB no processo de convencimento das organizações filiadas à Organização Esportiva Pan-Americana (PanamSports) para a escolha das cidades do Rio.
A capital paraguaia, Assunção, também apresentou candidatura, e a decisão será anunciada no dia 10 de outubro, no Chile.
“É de extrema importância esse estreitamento de relação entre COB e CBF, as duas maiores entidades esportivas do Brasil. Tratei com o meu amigo La Porta sobre dois assuntos de extrema importância. Um deles é colocar o futsal como esporte olímpico, e a CBF pode ajudar bastante nesse processo. Conversamos também a respeito do Pan-Americano de 2031 no Rio e Niterói e acreditamos que o Brasil pode ser uma grande sede. Vamos trabalhar juntos com o COB para que isso se concretize”, disse Xaud.
“A abertura que a CBF dá ao COB e vice-versa é muito importante para o crescimento da modalidade. Estamos dispostos a sentar juntos, conversar cada vez mais e estreitar essa relação em prol do nosso projeto Juntos por uma nação esportiva”, completou La Porta.
Outras pautas debatidas por Xaud e La Porta foram as Seleções Brasileiras Olímpicas de Futebol, bem como o alinhamento de estratégias para o combate a todo tipo de discriminação e preconceito no esporte e o fomento à inclusão.
A diretora de Comunicação, Marketing e Valores Olímpicos do COB, Manoela Penna, também esteve na visita, que foi seguida de um almoço na CBF.
Fonte – CBF
Foto – Lesley Ribeiro/CBF