sábado, 4 de outubro de 2025
Saúde 4, outubro, 2025

Saúde distribui novos modelos de preservativos para reforçar prevenção e ampliar adesão

thumb

ASecretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) iniciou, nesta semana, a distribuição gratuita de dois novos modelos de preservativos: o texturizado (TEXT) e o fino (Sensitive), ambos adquiridos pelo Ministério da Saúde. A iniciativa tem como objetivo estimular a adesão ao uso da camisinha, especialmente entre jovens, fortalecendo a prevenção contra o HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de contribuir para a redução de gestações não planejadas.

De acordo com a gerente operacional de Condições Crônicas e ISTs da SES, Ivoneide Lucena, os novos preservativos fazem parte de uma estratégia do Ministério da Saúde para estimular, principalmente, a população jovem a adotar o uso contínuo da camisinha. “Por serem novidades, como o preservativo texturizado, que aumenta a sensibilidade e proporciona maior prazer, acredita-se que o público vai se interessar mais e utilizar com maior frequência”, afirmou Ivoneide ao lembrar que, em outro momento, já houve a distribuição de preservativos com sabor, e essa diversidade também ajudou a ampliar a adesão.

“Trata-se de mais uma estratégia para reforçar a importância da prevenção, lembrando que o HIV, a sífilis e as hepatites virais continuam sendo uma realidade e que podem ser evitados com o uso do preservativo, seja o masculino (externo) ou o feminino (interno)”, complementou. 

Na Paraíba, a SES é responsável por abastecer todos os municípios do estado, com exceção da capital, que, por sua vez, recebe os preservativos diretamente do Ministério da Saúde. 

Os novos preservativos já estão disponíveis para retirada na recepção da sede da SES-PB, em João Pessoa. Posteriormente, conforme o repasse do Ministério da Saúde, a distribuição será ampliada para os demais municípios paraibanos, garantindo que toda a população tenha acesso facilitado a métodos de proteção diversificados e eficazes.

SECOM-PB