segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Política 20, outubro, 2025

Veneziano assume posto de “porta-voz” de Lula na Paraíba. Será?

thumb

Pré-candidato à reeleição, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) assumiu de vez o posto de “porta-voz” do presidente Lula na Paraíba. Em entrevista, nessa sexta-feira (17), ao Blog do Max Silva, o emedebista garantiu que o petista só tem dois nomes à vista: o dele e o do governador João Azevêdo (PSB).

Errado não está, diante da máxima “não existe espaço vazio em se tratando de política”. Veneziano é um dos maiores defensores do petista no estado. Mas, existe uma outra máxima a considerar: “não existe almoço grátis”. Então…

O fato é que, desde que surgiram especulações de que Lula poderia apoiar o nome do prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), Veneziano tem insistido no discurso de que Lula já definiu o voto para o Senado na Paraíba, e ponto final.

Nabor tem conseguido apoios importantes, inclusive de prefeitos do MDB.

“No último encontro que tive com ele [Lula], o presidente disse: olha Veneziano, você é nossa prioridade. Se João Azevêdo vier a se decidir como candidato, nós haveremos de pedir por ele. São os dois nomes que o presidente aponta”, ressaltou.

A pergunta é: já definiu mesmo? O PT, e até mesmo Lula, vem de um histórico de divisão em eleições na Paraíba e, para 2026, o partido ainda não oficializou em qual chapa majoritária estará no estado.

Veneziano, inclusive, tem citado com frequência o nome de João Azevêdo, o que, até dia desses, seria inimaginável. O emedebista deixou a base governista em 2022.

Como ainda não tem uma chapa oficial para chamar de sua, já que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, ainda não oficializou a filiação ao MDB.

Isso sem falar na ausência de um segundo “senador”, o que deixaria o eleitor livre para escolher um outro candidato.

A primeira opção de chapa majoritária para Veneziano era compor com o senador Efraim Filho, mas ficou inviável quando este foi “adotado” pelo bolsonarismo. A segunda seria a encabeçada pelo ex-deputado Pedro Cunha Lima, que se mantém na disputa, mas não se movimenta.

Nos bastidores, Veneziano trabalha para Cícero encabeçar a chapa com o grupo Cunha Lima junto.

Além de Veneziano, João, Cícero e Nabor, o vice-governador Lucas Ribeiro, pré-candidato ao governo pela base governista, e o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), também na corrida estadual, já declararam apoio a Lula.

Blog Sony Lacerda