ASecretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), realizou, nesta quinta-feira (23), no auditório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em João Pessoa, a abertura do 2º Simpósio Estadual de Saúde Digital. O evento, que segue até esta sexta-feira (24), marca a apresentação oficial do aplicativo ConectaSUS-PB, uma plataforma inovadora que leva o Prontuário Eletrônico Único diretamente à mão do cidadão, simbolizando o novo modelo de cuidado centrado no usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a nova ferramenta, a rede estadual de saúde passa a contar com um sistema integrado que facilita o tráfego de informações entre unidades e níveis de atenção, garantindo ao usuário um acompanhamento mais próximo e contínuo da sua saúde. Essa integração também otimiza o fluxo da gestão hospitalar, reduzindo burocracias, ampliando a eficiência nos atendimentos e fortalecendo a comunicação entre profissionais e serviços. A transformação digital do SUS garante ao cidadão acesso rápido e seguro a seus dados de saúde, como exames, consultas e demais procedimentos, de qualquer lugar, por meio do ConectaSUS-PB.
Durante participação na mesa de abertura, o gerente de Tecnologia da Informação da SES, Kleyber Dantas, destacou que o Simpósio representa mais um passo importante na consolidação da saúde digital na Paraíba.
“O ConectaSUS-PB é uma ferramenta que coloca o cidadão no centro do cuidado, permitindo que ele acesse, de forma simples e segura, o seu prontuário, exames, consultas e demais informações de saúde. É a concretização de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos, com foco em integração, transparência e eficiência no uso das tecnologias em benefício do usuário do SUS”, destacou.
Além de apresentar os resultados da implantação do SUS Digital e do Projeto ConectaSUSPB, o simpósio destaca conquistas significativas em infraestrutura tecnológica, integração de sistemas, telessaúde e inteligência em saúde. O encontro também visa fortalecer o debate técnico sobre os avanços, desafios e oportunidades da transformação digital no SUS, promovendo a articulação entre gestores, profissionais e instituições, e estimulando o compartilhamento de experiências e a criação de redes colaborativas em todo o território paraibano.
A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer a gestão em saúde nos municípios e ampliar a integração das redes de atenção. “A transformação digital na saúde é uma realidade e a Paraíba vem se destacando nesse processo. A iniciativa da SES vai ajudar a gestão local nos municípios e vai aproximar ainda mais os serviços da população”, afirmou.
Também participaram da abertura a secretária executiva de Modernização e Transformação Digital da Paraíba, Jacqueline Gusmão e o assessor da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas da Codata, Marcelo Ramos, que, na ocasião, representou a instituição, além de gestores estaduais e municipais de saúde, profissionais das redes de Atenção Primária, Média e Alta Complexidade, técnicos das áreas de Tecnologia da Informação, Planejamento e Regulação, pesquisadores, docentes e estudantes da área de Ciência de Dados, entre outros segmentos.
A programação do simpósio está estruturada em quatro eixos temáticos, que refletem a amplitude e a importância da agenda de inovação em saúde no estado. São eles: Impacto da Saúde Digital na Paraíba; Avanços e Desafios Tecnológicos; Governança e Sustentabilidade Digital; e Telessaúde e o Cuidado Especializado.
Referência em Transformação Digital
A Paraíba tem se destacado como referência nacional em transformação digital na saúde pública, com investimentos estratégicos em infraestrutura, inovação e governança tecnológica. Entre os principais avanços, destacam-se a modernização e integração do SUS sob uma governança única, com foco no cidadão, eficiência e transparência.
A criação do Prontuário Eletrônico Único, vinculado ao CPF e integrado à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), representa um marco para a gestão integrada e a continuidade do cuidado em todos os níveis de atenção. Iniciativas como o Projeto SUS Digital e o ConectaSUS-PB vêm fortalecendo a infraestrutura tecnológica das prefeituras e unidades hospitalares, promovendo conectividade, interoperabilidade e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Em infraestrutura, a rede estadual conta com 1.015 pontos Wi-Fi Mesh, 84 links dedicados de internet, mais de 3.200 equipamentos de informática distribuídos e uma Rede Estadual de Conectividade Segura, monitorada em tempo real pela Codata e a equipe de Tecnologia da Informação da SES-PB. Os equipamentos são financiados com recursos do Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba (Projeto A.M.A.R).
O Prontuário Eletrônico AGHUse-PB, implantado em 15 hospitais e em expansão para 35 unidades até 2026, está totalmente integrado ao PEC e-SUS APS nos 223 municípios, garantindo interoperabilidade por meio da REDS-PB. Outro avanço é o Centro de Inteligência Estratégica em Saúde (Cieges-PB), que processa mais de 4 terabytes de dados em tempo real e mantém 94 painéis ativos, apoiando decisões baseadas em evidências. O Estado também implantou um Núcleo de Inteligência Artificial, com agentes automatizados (ISA, TAIS e GÊ) voltados à segurança da informação e ao suporte inteligente à rede.
O programa TelessaúdePB foi ampliado para os 223 municípios, com mais de 1.300 pontos de teleatendimento e 1.500 profissionais habilitados, garantindo acesso remoto a teleconsultas, telelaudos e teleplantões por meio da plataforma SaúdeMeet.
A Paraíba também avança na formação e capacitação digital em parceria com a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), consolidando a cultura do “Papel Zero” e a governança digital na rede. Essas ações renderam o Prêmio de Inovação em Gestão Pública (CLP) e o reconhecimento nacional como melhor experiência em Telemedicina e Telessaúde com a Rede Cuidar, em 2025.
Entre os próximos passos estão o e-SUS Assistência Farmacêutica, o Centro de Imagem e Telemetria (CIT-PB) e o Complexo Regulador Estadual Integrado, que integram o Plano de Saúde Digital 2023–2027, voltado à expansão do ConectaSUSPB, REDS-PB, Cieges-PB e TelessaúdePB, consolidando um ecossistema digital moderno, seguro e acessível em todo o Estado.
SECOM-PB