quarta-feira, 5 de novembro de 2025
Futebol 5, novembro, 2025

Brasil pega a Coreia do Norte pela semifinal da Copa do Mundo sub-17

thumb

A Seleção Brasileira está a um passo da final. Nesta quarta-feira (5), às 12h30 (horário de Brasília), o Brasil enfrenta a Coreia do Norte no Estádio Olímpico, em Rabat, pela semifinal da Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA, disputada no Marrocos. A partida coloca frente a frente duas equipes em grande momento. O Brasil em busca de sua primeira final e a Coreia, a atual tricampeã, tenta conquistar mais uma taça.

A Seleção encerrou sua preparação na tarde desta terça-feira (4), com foco total no duelo decisivo. A técnica Rilany Silva destacou o período de recuperação e os ajustes estratégicos feitos após a classificação emocionante contra o Canadá, nas quartas de final. “Foram dias para colocar todo mundo 100% de novo. Tivemos estratégias do Núcleo de Saúde e Performance para que as jogadoras estivessem bem recuperadas em relação ao último jogo. Hoje de manhã fizemos algo mais estratégico, pensando nas bolas paradas da Coreia, que é um dos pontos mais fortes delas. Elas têm muitas variações, então colocamos as meninas para pensarem e visualizarem o que vão encontrar amanhã”, explicou a treinadora.

A missão brasileira não é fácil. A Coreia do Norte é a maior campeã da história da competição, com três títulos (2008, 2016 e 2024), e chega embalada após uma campanha impecável: venceu o México (2 a 0), Camarões (2 a 1), Países Baixos (5 a 0), goleou o Marrocos (6 a 1) nas oitavas e aplicou 5 a 1 no Japão nas quartas.

Rilany reconhece a força das adversárias, mas aposta no amadurecimento do elenco e na solidez construída ao longo da competição.“A Coreia é um adversário muito poderoso, tricampeã do mundo. Chega sempre em semifinais, então a história já diz muito sobre a força delas. É uma equipe difícil de estudar, porque não temos acesso a muitas informações fora das Copas. Dentro da competição, talvez o jogo mais desafiador delas tenha sido contra Camarões, quando saíram perdendo e viraram nos minutos finais. Foi também a partida em que foram mais pressionadas e isso pode nos dar pistas importantes sobre o que podemos explorar amanhã”, analisou.

Brasil em nova fase

A campanha brasileira já é histórica: é a primeira vez que a Seleção Sub-17 chega entre as quatro melhores do mundo. A caminhada, marcada por superação, consistência e a união do grupo, reflete o amadurecimento do grupo comandado por Rilany, que valoriza o processo de crescimento das atletas.

“A construção para o alto rendimento não é do dia para a noite, principalmente com jogadoras jovens, que oscilam bastante. O mérito delas foi tornar essa construção sólida e consistente. Passamos por todos os cenários dentro da competição, inclusive por placares adversos, e elas mostraram muita força e presença. São meninas que estão amadurecendo, se tornando mulheres. É uma seleção confiante, segura e que olha para o futuro. Agora, é manter os pés no chão, respeitar cada adversário e seguir acreditando no nosso objetivo”, concluiu.

Fonte – CBF

Foto – Fabio Souza/CBF