domingo, 16 de novembro de 2025
Geral 16, novembro, 2025

Governo assina acordo de cooperação com Google para monitorar emissões de gases

thumb

OGoverno da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), assinou acordo de cooperação técnica com o Google e o Instituto Climático Von Bolhen & Halbach para incorporar tecnologias voltadas ao monitoramento e gestão ambiental. A assinatura ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA).


A nova ferramenta que será disponibilizada pelo Governo da Paraíba será acessível a todos os municípios paraibanos. Com ela, será possível realizar o levantamento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em cada cidade, permitindo um planejamento mais assertivo, o estabelecimento de metas de redução e o fortalecimento do compromisso de tornar a Paraíba um estado neutro em carbono. A expectativa é que a tecnologia esteja disponível para uso até o próximo ano.


Para a secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, a parceria representa um avanço significativo para a gestão ambiental na Paraíba. “É uma alegria imensa retornar ao meu estado trazendo uma parceria que coloca a Paraíba na vanguarda da inovação climática. Essa tecnologia permitirá aos municípios planejar melhor, definir metas concretas de redução e fortalecer nosso compromisso em tornar a Paraíba um estado neutro em carbono”, destacou a secretária.

O Instituto Climático Von Bohlen & Halbach atua como ponte entre governos e empresas privadas, oferecendo soluções tecnológicas que auxiliam na redução e neutralização da pegada de carbono. A instituição também apoia governos na criação de créditos de carbono confiáveis e de alta qualidade, adequados às demandas locais.


Participação – A Paraíba participa de vários debates e apresenta experiências exitosas. Na sexta-feira (14), a secretária Rafaela Camaraense fez parte do painel “Cuidado, Gênero e Clima”, que contou com a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e da secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, reunindo gestoras, pesquisadoras e especialistas no Espaço Brasil Nordeste da COP30.

SECOM-PB