sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Esportes 21, novembro, 2025

Giovana Campos vai nadar nos EUA de olho nas Olimpíadas

thumb

A nadadora Giovana Campos, que atualmente integra a equipe do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba – COPM-BM – está cada vez mais próxima de tornar realidade o sonho de disputar as Olimpíadas de 2028. Ela acaba de fechar contrato com a Universidade Grand Valley, no estado de Michigan, nos Estados Unidos e vai nadar a principal liga americana de natação do país, a NCAA a partir da próxima temporada.

Após 10 anos de competições no Brasil, a Giovana Campos é vista como grande promessa da natação internacional e desta forma importantes agremiações brasileiras e americanas se interessaram pela sua aquisição.
“Foi um período de muitas negociações, mas creio que acertei na melhor estrutura esportiva e de ensino neste momento”, relata sorrindo a nadadora ao prometer mais empenho, agora com uma nova estrutura para tornar realidade o seu grande sonho.

Novas metas, novas competições e nova estrutura de treinos farão parte da nova rotina de Giovana Campos de apenas 17 anos, que fecha o ano de 2025, como tricampeã brasileira escolar no nado borboleta e recordista de medalhas nos Jogos da Juventude, pela seleção paraibana. A partir de agora, a atleta muda de patamar, entra na fase de profissionalização, onde nadará a Liga mais forte do planeta, e por isso expectativas são criadas, como a participação nos Jogos Olímpicos em Los Angeles, no ano de 2028.

“Vou treinar ao lado das melhores atletas, vou ter um novo volume de treinos e novas estratégias. Pretendo sim, nadar Sul-americanos, Mundiais e porque não os Jogos Olímpicos, mas nunca esquecerei as minhas origens. Levarei a bandeira da Paraíba de baixo do braço aonde eu for”, comenta a ex-aluna do colégio Motiva Ambiental.

Trajetória com importantes conquistas

Giovana Campos começou a competir com 7 anos, sendo descoberta pelo técnico Léo Palmeira, no COPM-BM. A nadadora sempre foi destaque nas competições paraibanas, pernambucanas, nordestinos e no Norte Nordeste. Na categoria infantil, a nadadora firmou parceria com o Coach Stephano Vieira até os dias atuais. Essa dupla conseguiu resultados impressionantes ao longo dos 5 anos de treinamentos.

Giovana sempre medalhou em etapas de Brasileiros de categoria, medalhou no Mundial sub-15 na prova dos 200m borboleta e em Sul-Americanos juvenis, além de ter sido a primeira mulher paraibana, a participar de uma Final A num campeonato absoluto, com apenas 16 anos, treinando na Paraíba.

Giovana Campos sempre foi destaque tanto nos JEBs de 12 a 14 anos, como nos Jogos da Juventude de 15 a 17 anos, onde acumulou 9 medalhas nos 3 anos de competição. “Saio de cabeça erguida, por tudo que fiz pelos clubes que nadei, pelas seleções paraibanas que representei e nas competições internacionais pela seleção brasileira. A partir de agora será conquistar meu espaço na NCAA”, comenta com muita confiança a atleta.