sábado, 29 de novembro de 2025
Geral 29, novembro, 2025

João Azevêdo inspeciona obra do Palácio dos Despachos e destaca importância da ação

thumb

governador João Azevêdo visitou, na tarde desta sexta-feira (28), as obras de revitalização do antigo Comando-Geral da Polícia Militar, que vai abrigar o Palácio dos Despachos, sede de vários órgãos e secretarias do Governo da Paraíba. O prédio histórico, localizado no Centro de João Pessoa, integra o “Viva o Centro”, projeto que reúne um conjunto de medidas para revitalizar o Centro Histórico da Capital paraibana, com ações nas áreas da habitação, infraestrutura, cultura, segurança, trânsito e incentivos e isenções fiscais. 

Entre os investimentos diretos do Governo e em parceria com a iniciativa privada, por meio do Programa ICMS Cultural, pelo qual as empresas que destinam recursos para essas ações têm 100% de crédito nessa modalidade de imposto, estão sendo investidos cerca de R$ 140 milhões, contemplando a recuperação de mais de 30 prédios no Centro Histórico pessoense, antiga reivindicação de comerciantes, lojistas e da população em geral. 

Durante a visita técnica à futura sede do Palácio dos Despachos, que será entregue em muito pouco tempo, João Azevêdo destacou a importância da obra na revitalização do Centro Histórico da Capital. “Essa ação faz parte desse grande projeto, que é o ‘Viva o Centro’, em que a gente quer restabelecer essa conexão do Centro com o restante da cidade. Para isso, vamos trazer o Gabinete do Governador, várias secretarias, fazendo com que a gente tenha uma movimentação grande de servidores o tempo todo nessa área, que é cercada de prédios muito importantes — aqui você tem o Paço Municipal, a sede do 1° Batalhão de Polícia Militar, o Theatro Santa Roza, colégios estaduais importantes. Ou seja, além do prédio em si ser belíssimo, está num local extraordinário”, observou. 

“São mais de 30 prédios que estão sendo recuperados no Centro Histórico de João Pessoa. Recentemente, entregamos o Museu de História da Paraíba, que funciona no Palácio da Redenção, Antiga sede do Governo, uma ação importantíssima; também já entregamos a Biblioteca Central Augusto dos Anjos, a Escola Cênica de Artes.  Vamos ter ainda o Museu das Etnias e Quilombolas, na Praça Rio Branco, e o Museu da Justiça Eleitoral, que será no Casarão dos Azulejos; e o Memorial Augusto dos Anjos, que será instalado junto da Academia Paraibana de Letras. Tudo isso representa um conjunto muito forte na direção daquilo que acreditamos, que é revitalizar o nosso Centro Histórico”, acrescentou o governador, ao lembrar também as parcerias com a Arquidiocese, como a restauração da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e da Basílica Nossa Senhora das Neves, esta em andamento.  

O secretário de Estado da Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seirh), Deusdete Queiroga, foi enfático ao falar da revitalização do antigo prédio do Comando-Geral da Polícia Militar da Paraíba. “Esse prédio tem quatro pavimentos, que vão abrigar o gabinete do governador e o gabinete do vice-governador, vai ter auditório e algumas secretarias do Governo do Estado. É um projeto bem emblemático na revitalização do Centro Histórico, porque parte importante do Governo vem para esse espaço, demonstrando o compromisso da gestão do governador João Azevêdo com o Projeto Viva o Centro”, acrescentou. 

A revitalização do antigo Comando-Geral está recebendo investimentos superiores a R$ 21,5 milhões — obra executada pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan).

SECOM-PB