O treinador da Seleção Brasileira Feminina, Arthur Elias, foi eleito o segundo melhor técnico do futebol feminino de seleções de 2025 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Ele ficou atrás apenas da holandesa Sarina Wiegman, que comanda a Inglaterra e se sagrou campeã da Eurocopa Feminina.
Em agosto, Arthur liderou o Brasil rumo à conquista da nona Copa América, no Equador. Este foi o primeiro título do treinador pela Amarelinha. Em agosto do ano passado, obteve a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Entre os destaques deste ano, estão a primeira vitória brasileira nos Estados Unidos sobre as donas da casa – por 2 a 1, de virada, em San Jose, em 9 de abril – e o triunfo por 2 a 1, sobre as atuais campeãs da Eurocopa Feminina, a Inglaterra, em Manchester, em 25 de outubro, jogando com uma atleta a menos desde os 20 minutos do primeiro tempo.
Dos 15 jogos que disputou ao longo da temporada, a Seleção, que ocupa a sexta posição do Ranking Mundial Feminino da FIFA, venceu dez, empatou dois e foi superada em três oportunidades. Marcou 39 gols e foi vazada 18 vezes.
Anunciado em setembro de 2023, Arthur Elias soma 40 partidas à frente da Seleção, com 26 vitórias, cinco empates, nove derrotas, 85 gols marcados e 37 sofridos.
Veja a lista divulgada pelo IFFHS:
1º) Sarina Wiegman – Inglaterra
2º) Arthur Elias – Brasil
3º) Montserrat Tomé – Espanha (deixou o comando em agosto)
4º) Emma Hayes – Estados Unidos
5º) Sonia Bermúdez – Espanha (assumiu o comando após Montserrat Tomé)
6º) Jorge Vilda – Marrocos
7º) Christian Wück – Alemanha / Justine Madugu – Nigéria
9º) Gemma Grainger – Noruega
10º) Nina Patalon – Polônia / Luiz Guimarães – Paraguai
Fonte – CBF
Foto – Lívia Villas Boas / CBF