segunda-feira, 29 de abril de 2024
Política 11, fevereiro, 2023

Deputada Chica Motta trabalha para implantar radioterapia no Sertão

thumb

Em audiência com o secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra, a deputada Francisca Motta (Republicanos) reivindicou a aquisição de um acelerador linear, equipamento que permitirá a realização de radioterapia no Hospital do Bem, referência no tratamento oncológico no Sertão.

A parlamentar ressaltou que é traumatizante para a população sertaneja, realizar a radioterapia em Campina Grande ou João Pessoa, e ter que voltar para casa, ainda sob o efeito do tratamento, e muitas vezes, por falta de onde ficar.

“Sempre me preocupei com o fato do tratamento contra o câncer não ser realizado em sua plenitude no Sertão. Os pacientes ainda precisam se deslocar para outros centros, em busca de radioterapia”, explicou a deputada.

Ela complementou: “O acelerador linear já está sendo licitado, e se Deus quiser, em breve, os pacientes além de realizarem a quimioterapia, também poderão realizar a radioterapia no Sertão, perto de suas casas e de suas famílias”.

O secretário Jhony Bezerra confirmou que a licitação para a compra do equipamento já está em fase final, e que a aquisição do aparelho de radioterapia representará mais um grande avanço na saúde, e do combate ao câncer no interior do estado.

“Ká está em fase final de licitação a aquisição do acelerador linear. Um equipamento de mais de R$ 16 milhões, que será adquirido para a realização de radioterapia. O Hospital do Bem passará a disponibilizar também, a radioterapia, trazendo total independência para os sertanejos, na realização do tratamento oncológico”, confirmou o secretário.

Fonte – Blog Sony Lacaerda