A Seleção Brasileira de Futsal goleou Cuba por 10 a 0 na estreia pela Copa do Mundo neste sábado (15). Os gols foram de gols de Marcel (3), Neguinho, Marlon (3), Felipe Valério, Pito e Arthur, mas uma vitória passa principalmente pelo técnico. Marquinhos Xavier, treinador do Brasil, comentou sobre a importância de fazer uma boa partida no começo da competição, afirmando que o emocional conta muito.
“A gente veio muito preparado para esse Mundial, mas a estreia sempre é um jogo diferente. Essa sensação que o atleta sai do primeiro jogo, ele acaba arrastando para as próximas partidas. Nós até agora treinamos muito a parte técnica e a parte tática, eu acho que essa estreia também nos dá a possibilidade de treinar a parte emocional, que é eu acho que o mais importante”, disse.
“Estar bem, se sentir bem durante o jogo, isso vai ajudar a gente a construir um futuro. É uma caminhada longa, porém são mais seis jogos agora até a final, temos que pensar sempre nisso e, de forma equilibrada com os pés no chão, continuar buscando”, completou.
Marquinhos também falou sobre a preparação do Brasil para o Mundial. O técnico afirmou que, apesar do ataque ser a identidade principal da Seleção, a equipe tem trabalhado muito a defesa para ter um sistema equilibrado.
“O Brasil sempre foi muito reconhecido pelo ataque, que é a nossa identidade principal. Mas nesse ciclo a gente trabalhou muito a defesa, que também tem um histórico importante. Nós temos 39 gols sofridos em 39 jogos pela CBF. É uma média baixa, porque a gente construiu uma filosofia que, a partir da boa defesa, vamos ter duas opções de ataque. Na partida de hoje, muitos lances de ataque foram oriundos da defesa”, finalizou.
A Seleção Brasileira volta à quadra na próxima terça-feira (17), às 12h (horário de Brasília), no Bukhara Universal Sports Complex, no Uzbequistão, para enfrentar a Croácia.
Fonte – CBF
Foto – Leto Ribas/CBF