Quarta, 20, Outubro, 2021
Política 22, abril, 2021

Ações em prol de pessoas em situação de rua são pedidas por vereador

thumb

Políticas públicas que dêem assistência à população em situação de rua. Centrado nesse tema, o vereador Coronel Sobreira (MDB) realizou seu pronunciamento, durante a sessão ordinária remota da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta terça-feira (20). O parlamentar chamou o Poder Público a se aprofundar na questão para melhor agir e ainda sugeriu a educação, a partir de escolas integrais e segurança nutricional, como forma de auxiliar esse público.

“Nós não podemos perder o foco nas questões sociais, sobretudo das pessoas em situação de rua. Assistimos o crescimento dessa população composta por crianças, jovens e adultos em vulnerabilidade. Precisamos nos debruçar sobre esse problema para acharmos soluções e tomarmos atitudes. Chamo a CMJP, o Executivo, secretarias de governo da ação social, guardas municipais, todo o Poder Público a nos unirmos em prol de ajudar esse segmento”, convocou o Coronel Sobreira.

Conforme o parlamentar explicou, muitas vezes, a pessoa em situação de rua comete um pequeno delito e acaba sendo encarcerada, alimentando um ciclo vicioso que leva o cidadão de volta ao crime, além de gerar altas despesas ao Estado. “O Poder Público deve prestar assistência a essa população, se antecedendo para que não entre no mundo da criminalidade. Já são pessoas em vulnerabilidade, sem assistência familiar enfrentando diversas dificuldades”, observou o vereador.

Assegurando que João Pessoa pode avançar mais nesta questão, Coronel Sobreira, problematizou o tema ao citar que “a evasão escolar precisa acabar e as unidades educacionais de João Pessoa precisam ser ampliadas em sua totalidade para regime integral, porque nelas são asseguradas atividades o dia todo e cinco refeições. Outras questões que poderiam ser pensadas seriam a desburocratização para realizar laqueaduras e se o programa ‘Bolsa Família’ contribuiria para o aumento das taxas de natalidade. Será que para famílias com apenas um filho o Bolsa Família seria mais interessante? São muitas coisas pelas que precisamos tomar como foco para que a população em situação de rua não cresça na cidade”, sugeriu.

Ascom – Câmara de João Pessoa