sexta-feira, 19 de abril de 2024
Geral 19, setembro, 2023

Aesa discute utilização dos recursos do Sistema Hídrico Acauã em reunião com usuários

thumb

AAgência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) está convidando usuários de água bruta (sem tratamento) para discutir a utilização dos recursos do Sistema Hídrico Acauã.

A reunião Alocação de Água 2023/2024 será realizada nesta quinta-feira (21), no Centro de Eventos Walfrido de Melo, localizado na rua Osvaldo da Silva, número 756, na cidade de Mogeiro.

De acordo com o diretor de Gestão e Apoio Estratégico da Aesa, Waldemir Fernandes de Azevedo, o objetivo da reunião é distribuir a água de forma equilibrada e justa. “Alocação é um processo de mediação com a sociedade em geral, com todos os usuários de água. A partir daí, é que se faz uma negociação, uma análise para saber quais são os usos possíveis para a água de determinado reservatório. Este é um processo democrático, participativo. É assim que fazemos a gestão dos recursos hídricos”, explicou o diretor, que também é presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba.

Foram convidados para a reunião representantes de prefeituras e câmaras municipais; Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa); usuários de água; sindicatos e conselhos municipais; Ministério Público da Paraíba (MPPB); Comissão de acompanhamento da Alocação; e da sociedade em geral.

O açude Argemiro de Figueiredo, conhecido como Acauã e localizado na cidade de Itatuba, está com 64% de sua capacidade, ou seja, 162 milhões de metros cúbicos.

Fonte – SECOM-PB