Terça, 07, Dezembro, 2021
Geral 26, abril, 2021

Atividades presenciais do João Pessoa Vida Saudável e das Academias da Saúde retornam nesta segunda

thumb

Nesta segunda-feira (26), a Secretaria de Saúde de João Pessoa retoma as atividades presenciais do João Pessoa Vida Saudável e as aulas ofertadas nas Academias da Saúde. A medida acontece em conjunto com o decreto municipal que permite atividades ao ar livre na Capital e, para o retorno, estarão sendo adotadas diversas medidas para garantir a segurança sanitária dos profissionais e alunos.

“A prática de atividade física é uma importante aliada no combate ao coronavírus, reforçando a saúde de quem pratica. Assim como também é de extrema importância para a prevenção de outras doenças, que acabam sendo fatores de risco para o adoecimento da população. Então retomar a oferta dos nossos projetos é fundamental nesse momento para reforçar a saúde das pessoas”, destaca o gerente de Atenção Básica da Capital, Gilliard Abrantes.

Dessa forma, o projeto João Pessoa Vida Saudável (JPVS) retorna as atividades em 21 praças, com aulas reduzidas ao tempo de 40 minutos e no máximo 15 ou 25 participantes por turma, dependendo da capacidade do espaço. É obrigatório o uso constante da máscara e cada aluno deve levar sua garrafa de água para hidratação individual e álcool em gel ou liquido 70%. Essas medidas também valem para as três Academias da Saúde.

De acordo com o plano de retomada, as praças ficarão destinadas à prática de atividade física, coletivas ou individuais, com horários pré- estabelecidos. As aulas do JPVS e nas Academias de Saúde acontecerão de segunda a quinta-feira, de manhã das 5h30 às 7h30 preferencialmente para idosos, e à tarde, das16h30 às 19h, para jovens e adultos.

“Adotamos medidas extremamente importantes para essa retomada das atividades presenciais e precisamos que nossos alunos entendam e respeitem as orientações, principalmente o uso constante da máscara, limite de alunos por turma e o horário estabelecido por grupo. Nesse momento precisamos de todos os cuidados possíveis”, reforça Ellen Correia, coordenadora do Projeto João Pessoa Vida Saudável.

Outras orientações também são dadas aos usuários como ser pontual quanto ao início das aulas, evitar levar a mão ao rosto, higienizar acessórios e equipamentos de uso antes e após cada utilização e, em casos de sintomas gripais, ou contato com caso positivo de Covid-19, será necessário comunicar ao professor responsável da turma e ausentar-se por um período de 15 dias, bem como buscar assistência médica em serviço de saúde.

Para quem não se sentir à vontade em voltar presencial, o projeto continua ofertando aulas online através de lives realizadas através do perfil no instagram (@jpvs_jp).

Academias da Saúde – Localizadas nos bairros do Geisel, Colinas do Sul e Ernani Sátiro, as Academias da Saúde contam com educadores físicos do JPVS e outros profissionais de educação física e psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

A estrutura das Academias da Saúde conta com espaços multiuso, de vivência e de equipamentos fixos, como barra horizontal, barra paralela, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio. O espaço ainda tem quadra de areia e gramado para realização de atividades externas.

Confira os polos do João Pessoa Vida Saudável:

Praça Lauro Wanderley – Funcionários I

Praça das Mangueiras – Alto do Mateus

Praça da Amizade – Rangel

Praça da Esperança – Gervásio Maia

Praça Dona Nalva – Costa e Silva

Praça do 15/Rua Coronel Estevão D`Avilla Lins – Cruz das Armas

Praça Manoel Pereira Júnior/Praça Bela – Funcionários II

Praça Erasmo Lucena – Cristo

Praça do Coqueiral – Mangabeira

Praça da Família – Mangabeira

Praça Soares Madruga – Valentina

Praça da Cultura/Alto do Céu – Mandacaru

Praça Assis Chateaubriant – 13 de Maio

Praça Onze – Jaguaribe

Praça Djalma Gomes da Fonseca/ Praça do Cajú – Bessa

Praça Tiradentes/ Praça São Gonçalo – Torre

Praça Nossa Senhora da Paz – Castelo Branco

Praça da Paz – Bancários

Praça Jardim São Paulo – Bancários

Praça Alcides Carneiro – Manaíra

Praça da Gameleira/Largo da Gameleira – Tambaú

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP