sábado, 2 de março de 2024
Geral 23, janeiro, 2024

Brasil estreia diante da Bolívia na briga por vaga em Paris

thumb

Nesta terça-feira (23), o Brasil estreia diante da Bolívia, às 17h (de Brasília), no Estádio Brígido Iriarte, em Caracas (VEN), palco dos quatro jogos da Amarelinha na primeira fase. A Seleção Brasileira é a atual bicampeã e pode conquistar um feito histórico: tornar-se o único país a conquistar a medalha de ouro no futebol em três edições consecutivas.

O Brasil participa do futebol masculino em Jogos Olímpicos de forma consecutiva desde Pequim-2008. Apesar disso, disputou o Pré-Olímpico somente na última edição. Isto porque a equipe se classificou para os Jogos de 2008 e de 2012 através do Sul-Americano Sub-20 e para a Rio-2016 por ser o país-sede. Já para Tóquio-2020, a Canarinho disputou o torneio qualificatório e terminou em segundo lugar, indo para Tóquio. Tratando-se das Olimpíadas, o Brasil foi bronze em Pequim, prata em Londres e ouro no Rio e em Tóquio.

Por outro lado, a Bolívia busca se classificar para os Jogos Olímpicos pela primeira vez. A equipe disputou as cinco últimas edições do Pré-Olímpico, mas nunca passou da fase de grupos. Na última edição, teve uma campanha de duas vitórias e duas derrotas. A Bolívia já fez sua estreia no Pré-Olímpico deste ano, enquanto o Brasil folgou na primeira rodada. A equipe empatou com a anfitriã Venezuela em 3 a 3, com gol nos acréscimos do segundo tempo. Assim, soma um ponto e aparece em terceiro lugar na chave.

FOTO – Joilson Marconne/CBF