Sábado, 27, Novembro, 2021
Saúde 19, abril, 2021

Capital reforça vacina de quem tomou a 1ª até 14 de março; e imuniza pessoas com comorbidade a partir de 56 anos

thumb

A Prefeitura de João Pessoa segue imunizando com a dose de reforço da vacina Butantan/Coronavac contra a Covid-19 e, nesta segunda-feira (19), atende a população que tomou a primeira dose até o dia 14 de março, independente da idade. Os postos de vacinação continuam os mesmos desse fim de semana, com cinco ginásios (8h às 12h) e dois pontos do modelo drive thru (9h às 15h): no Santuário Mãe Rainha (Aeroclube) e Ginásio O Ronaldão (Cristo).

Primeira dose – A Secretaria Municipal de Saúde também vai aplicar nesta segunda-feira e terça-feira (20), limitando a 3 mil atendidos por agendamento, a primeira dose do imunizante Astrazeneca/Fiocruz em pessoas de 56 anos ou mais que tenham comorbidades (hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40). Esse público será atendido, mediante agendamento, em outros cinco ginásios (8h às 12h) e dois do tipo drive thru (9h às 15h): na Igreja Universal do Reino de Deus (Expedicionários) e Mangabeira Shopping (Mangabeira).

Também será aplicada a primeira dose nos agentes de trânsito da Semob-JP e da Guarda Municipal da Capital. Essa imunização vai acontecer nas sedes da Superintendência de Mobilidade (Cristo) e na Secretaria de Segurança e Cidadania da Capital (Centro).

Tranquilidade – Neste domingo (18), os pontos de vacinação continuaram recebendo a população para aplicar a segunda dose nas pessoas com 76 anos ou mais. Albertina Maria da Luz, de 76, foi até o Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira, para receber a segunda dose do imunizante. Para ela foi um momento muito esperado. “Estava esperando chegar a minha vez. Graças a Deus chegou”, disse.

Já no ginásio O Ronaldão, no Cristo, que atendeu no sistema drive thru, Francisco Galdino, de 92 anos, aguardava sua vez para receber a vacina. Quando a agente de saúde aplicou o imunizante em seu braço, ele disse estar aliviado. “Agora estou mais protegido. Quem sabe não chego aos 115 anos?”, brincou.

Vacina João Pessoa – Elza Alves, coordenadora do ponto de vacinação em Mangabeira, falou sobre a importância de se fazer o cadastro para agendamento no aplicativo Vacina João Pessoa ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Ela acrescentou que uma equipe estava dando suporte tanto para a equipe da Secretaria de Saúde quanto para os usuários que tinham dúvidas sobre como realizar o cadastro.

De acordo com ela, muitas pessoas já haviam recebido explicações da equipe de suporte e feito o agendamento da forma adequada. “Esta iniciativa é muito importante para nossa organização e para evitar filas desnecessárias”, afirmou.

Documentação exigida – Quem for tomar o reforço é imprescindível levar documento oficial com foto, o cartão de vacinação com a primeira dose indicando a data antes ou até 14 de março, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência.

A documentação que comprova a comorbidade do paciente ficará retida para posterior averiguação por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.

Postos de vacinação:

Ginásios (2ª dose) – 8h às 12h

Distrito Sanitário I

Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)

Distrito Sanitário II

Escola M. Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)

Distrito Sanitário III

Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

Distrito Sanitário IV

Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)

Distrito Sanitário V

Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

Drive thru (2ª dose) – 9h às 15h

Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

Ginásio O Ronaldão (Cristo)

Ginásios (1ª dose) – 8h às 12h

Distrito I

Escola Estadual Papa Paulo VI (Cruz das Armas)

Distrito II

Escola Municipal Darcy Ribeiro (Funcionários II)

Distrito III

Escola Municipal Dom Helder (Valentina de Figueiredo)

Distrito IV

Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Jaguaribe)

Distrito V

Escola Municipal Leonel Brizola (Tambauzinho)

Drive thru/pedestres (1ª dose) – 9h às 15h

Igreja Universal do Reino de Deus (Expedicionários)

Mangabeira Shopping (Mangabeira).

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP