domingo, 14 de agosto de 2022
Política 9, março, 2022

Capitão dos Portos visita CMJP e sugere implementação da cultura de educação marítima

thumb

Na manhã desta terça-feira (8), a Câmara Municipal de João Pessoa recebeu a visita do Capitão dos Portos da Paraíba, Erijansen Maciel. Na ocasião, foi apresentada a sugestão de um texto de lei, a ser votado no plenário, visando estabelecer a “Cultura Oceânica”. Acompanhado do advogado Marcos Souto Maior Filho, presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar), o capitão apresentou o projeto ao presidente da Casa, Dinho Dowsley (Avante), contando, ainda, com a presença dos vereadores Carlão Pelo Bem (Patriota) e Coronel Sobreira (MDB).

Erijansen Maciel acredita na importância da implementação do pensamento marítimo: “É onde tem nossas maiores riquezas naturais, hoje em dia. E a maior parte do comércio exterior vem pelo mar”. De acordo com o capitão, estabelecer a “Cultura Oceânica” sugere: “Trazer para os mais jovens o pensamento do ‘bem-utilizar’ o mar. Não só na parte ambiental, mas na exploração de suas riquezas e na navegação”. Conforme diz o texto, o desejo é a inserção de conhecimentos sobre oceanos e preservação da vida marinha em diferentes formas de atividades pedagógicas na rede municipal de ensino. “A Câmara vai contribuir explicando aos vereadores, à nossa população, a importância de se educar logo cedo”, enfatizou.

O presidente Dinho afirmou que a Câmara recebe com gratidão a proposta: “E ela vai tramitar na Casa. Entendemos que a proteção dos nossos mares e rios é essencial à vida e a Câmara de João Pessoa dará sua contribuição para o debate”.

Além da educação marítima, a Capitania realiza fiscalizações, tendo concluído agora, por exemplo, a Operação Verão, presente em pontos estratégicos, a fim de orientar a população. Segundo afirmou o capitão, poucas notificações foram feitas e, para ele, isso demonstra que o trabalho de conscientização tem sido bem executado.

Fonte- SECOM-CMJP