Terça, 21, Setembro, 2021
Geral 29, julho, 2021

Centro de Línguas Estrangeiras de João Pessoa inscreve para 450 vagas neste sábado

thumb

O Centro de Línguas Estrangeiras (Celest) da Prefeitura de João Pessoa abre inscrições online, das 8h às 12h desse sábado (31), para os cursos de Inglês, Francês, Espanhol e Libras, divididos em até seis semestres. Estão sendo ofertadas 450 vagas imediatas de níveis iniciais para o semestre letivo 2021.2, gratuitamente, distribuídas nos turnos da manhã, tarde, intermediário (tarde/noite) e noite. Podem se inscrever servidores da Prefeitura, professores da rede municipal, trade turístico e público em geral através deste link.  

O formulário será liberado somente no dia e horário definidos para a inscrição. “No ato da inscrição é preciso que o candidato tenha um e-mail do Gmail para que esta seja efetivada. Para os alunos do 6º ano da Rede Pública Municipal as matrículas serão de 16 a 19 de agosto de forma presencial”, explicou a diretora do Celest, Jéssica Holanda.

Professores – as vagas serão disponibilizadas nos cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Libras. O interessado deverá comprovar o vínculo com a Secretaria Municipal de Educação, por meio da cópia do contracheque, ou declaração do setor devidamente assinada e carimbada pelo chefe imediato, além da seguinte documentação: CPF, identidade (certidão de nascimento ou certidão de casamento), comprovante de residência e uma foto 3×4.

Os professores não podem se inscrever na categoria de funcionários/servidores públicos municipais, por existir categoria específica para a sua classe.

Servidores da Prefeitura – os cursos oferecidos serão Inglês, Espanhol, Francês e Libras, em nível inicial. O candidato deve ter concluído ou estar cursando ao menos o 6º ano do Ensino Fundamental II.

As regras de documentação seguem as mesmas dos professores.

Público em geral – esta categoria está destinada às pessoas do público adulto, maior de 18 anos, e que tenha concluído ou esteja cursando ao menos o 6º ano do Ensino Fundamental II. As vagas serão destinadas para cursos de Espanhol, Francês, Inglês e Libras, todos em níveis iniciais, com exceção daqueles alunos que já tenham conhecimento do idioma, que deverão se inscrever para a prova de nivelamento que abre inscrições no dia 04 de agosto pelo mesmo link.

Trade Turístico – é voltada para profissionais que atuam de forma direta com turismo (hotelaria, guias de turismo). O candidato deverá comprovar, por meio da documentação específica, seu vínculo com o setor. Será necessária uma declaração emitida pela empresa, contracheque ou registro da carteira de trabalho.

As vagas serão destinadas para cursos dos idiomas: Espanhol, Francês, Inglês e Libras, em níveis iniciais, com exceção daqueles alunos que já tenham conhecimento do idioma, que deverão se inscrever para a prova de nivelamento.

Não serão considerados nesta categoria trabalhadores de estabelecimentos que atuem de forma indireta com o turismo, tais como restaurantes e lojas.

Regras gerais – o horário da inscrição realizada pelo candidato será utilizado como critério para a classificação.

Imediatamente após realizar a inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação automático do preenchimento do formulário. A sua classificação depende da hora realizada desta inscrição. Caso seja classificado dentro das vagas ofertadas, o candidato receberá um novo e-mail de convocação que o habilita a realizar a matrícula.

Os alunos já matriculados no Celest, só poderão ingressar em outro idioma após a conclusão do primeiro curso, participando do processo de inscrição on-line, de acordo com o grupo ao qual pertence (professores da rede municipal, servidores municipais, público em geral e trade turístico).

Semestre 2021.2 – as aulas de todos os cursos iniciarão a partir do dia 23 de agosto, exclusivamente de forma online, diante do cenário atípico da pandemia da Covid-19, podendo voltar gradualmente ao modo presencial, de acordo com orientações das autoridades sanitárias e da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa.

Mais informações estão disponíveis no Manual do Candidato.

Fonte: SECOM/JP