Quinta, 25, Fevereiro, 2021
banner
Geral 15, fevereiro, 2021

Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses realiza castrações adiadas na triagem clínica

thumb

A Unidade de Esterilização do Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (Cvaz) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) irá realizar cirurgias de esterilização dos animais que estão na fila de agendamentos adiados durante a triagem clínica, por não estarem em condições de saúde adequadas para castração. A nova chamada será feita de segunda (15) à quarta (17) de fevereiro.

Para a realização da esterilização é necessário que os animais apresentem bom estado de saúde e se submetam a alguns critérios considerados de segurança, como exame de hemograma e triagem clínica, não estar na fase de amamentação ou no cio. Se o animal não atende esses requisitos, é feito um novo agendamento.

“Nesses três dias vamos atender os animais que estavam na lista de inaptos na triagem clínica e de hemograma. Contamos com a compreensão dos cidadãos com relação ao número de castrações realizadas em fevereiro, porque as vagas ofertadas precisam ser compatíveis com a nossa capacidade operacional dentro dos dias úteis do mês. Estamos trabalhando para ampliar cada vez mais o número de vagas que serão oferecidas nos próximos meses”, destaca a chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Pollyana Dantas.

A partir da quinta-feira (18), os atendimentos passam a seguir a lista de marcação normal, com agendamento realizado através do link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/castracao-de-caes-e-gatos/. O sistema é sempre aberto no início do mês e encerrado quando completa-se o número de vagas. No mês de fevereiro, foram disponibilizadas 260 vagas.

Para realizar o cadastro é necessário o tutor ser residente em João Pessoa e preencher todos os dados solicitados. Os animais que passam pela castração recebem alta no mesmo dia.

Pandemia – Neste período de pandemia todos os procedimentos seguem critérios e condutas sanitárias para resguardar a saúde dos profissionais, tutores e dos animais levados aos serviços. Desde outubro os agendamentos e cadastramentos para a esterilização de cães e gatos, assim como o cadastro de cuidadores de animais, estão sendo realizados online, uma necessidade devido ao novo Coronavírus.

Além de esterilização, o serviço oferece também vacinação antirrábica das 8h às 17h e realiza atendimento para doenças zoonóticas, com testes rápidos para leishmaniose e exames para diagnóstico da esporotricose.

Para mais informações, a população pode ligar para os telefones: 3218-9357 ou 3214-3459. O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses fica localizado na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n° 100, Bancários. O horário de funcionamento do centro é das 8h às 17h de segunda à sexta-feira.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP

banner