sábado, 12 de outubro de 2024
Saúde 18, março, 2024

Centro Especializado do Diagnóstico de Câncer promove mutirão de ultrassonografias transvaginais

thumb

ASecretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Especializado do Diagnóstico de Câncer (CEDC), realizou, neste sábado (16),  o mutirão de ultrassonografia transvaginal para 100 mulheres e ainda realizou o agendamento para 50 ultrassonografias de mama, a serem realizadas posteriormente. A ação faz parte da programação promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da SES, em todo estado, dentro do Março Lilás – mês de conscientização sobre o câncer de colo uterino.

De acordo com a diretora geral do CEDC, Roseane Machado, a ação tem o objetivo de sensibilizar as mulheres para que cuidem da sua saúde, com o foco voltado, principalmente, neste mês, para o câncer de colo de útero que pode ser diagnosticado precocemente. “A mulher paraibana encontra aqui no CEDC um serviço público de qualidade, disponível, para cuidar da sua saúde”, disse.

A ultrassonografia transvaginal é um exame que avalia o útero, ovários e vagina, auxiliando na identificação de anormalidades. O radiologista Flávio Henrique Lessa explicou que o ultrassom é capaz de detectar os casos mais avançados e que é fundamental a realização do papanicolau e da colposcopia, quando necessário. “Ou seja, é um conjunto onde a gente avalia a paciente por completo”, ponderou.

Guteneide Cruz dos Santos, de 59 anos, chegou logo cedo ao CEDC, para garantir o que já faz rotineiramente: se prevenir. “Todo ano eu faço citológico, mamografia, ultrassonografia transvaginal e de mama e exames de sangue. É melhor prevenir do que depois chorar e correr atrás do prejuízo”, falou.

A assistente social Uilma Glória de Jesus trouxe, para realizar as ultrassonografias, 10 mulheres do bairro do Róger, onde fica a instituição que trabalha – Casa Pequeno David. Mesmo no meio de um tratamento de câncer de mama, ela encontrou forças para apoiar outras mulheres. “Devemos empoderar as mulheres para o fortalecimento desse cuidado preventivo com a saúde”, conclamou.

Além dessa ação, a SES, promoverá ainda o Dia D de citopatológico, no próximo dia 23 de março.  Serão realizados exames nos PSFs de todos os municípios e as coletas enviadas ao CEDC. Será uma estratégia de chamamento da população para detectar lesões de alto grau e evitar o câncer de colo de útero.

Paralelo a estas ações, ainda tem um link dos PSFs direto para o CEDC, sem regulação, no qual os profissionais de saúde cadastram as mulheres com lesão de alto grau, para o planejamento, posteriormente, de um mutirão de colposcopia com biópsia. Depois da colposcopia com biópsia, se forem confirmadas lesões de alto grau (NIC I e II), a cirurgia é feita no próprio CEDC. Nos casos de detecção de câncer, o tratamento é feito no Hospital Napoleão Laureano.

Fonte – SECOM-PB