domingo, 7 de dezembro de 2025

70 anos da Universidade da Paraíba

2, dezembro, 2025

Neste 2 de dezembro de 2025 a Paraíba comemora 70 anos da criação de sua primeira universidade. Isso aconteceu no governo José Américo de Almeida, que sancionou neste dia a Lei Estadual 1.366, em 1955.

Naquele momento, havia 11 escolas isoladas de ensino superior no estado, sendo pioneira a Escola de Agronomia do Nordeste, em Areia, criada em 1936. As demais passaram a existir a partir de 1947, após o fim do Estado Novo.

Entre 1955 e 1956, quem assumiu o cargo de Reitor, se tornando, portanto, o primeiro, foi o educador Dumerval Bartolomeu Trigueiro Mendes, encarregado de organizar a instituição.
Entre 1956 e 1957, o cargo passou a ser exercido por José Américo de Almeida, que concluiu o mandato de governador. No período, o governo federal equiparou a instituição paraibana a uma universidade estadual.

Aproveitando a oportunidade, convém lembrar um pouco da figura histórica de Dumerval Trigueiro, nascido em Cuiabá, nos idos de 1927, mas que fez o primário em Campina Grande e o ginásio no Seminário Arquidiocesano em João Pessoa.

Após concluir os cursos de Letras Clássicas e, na sequência, o de Direito, no Recife, assumiu a cadeira de Sociologia da Educação na Faculdade de Filosofia da Paraíba, já em 1952.

Dumerval Trigueiro foi, para além de sua importância na criação da Universidade da Paraíba, atual Universidade Federal da Paraíba, um filósofo de grande influência na educação brasileira, na época.
Segundo registra documento da UFRJ, em 1958 ele se transferiu para o Rio de Janeiro a convite de Anísio Teixeira, então diretor do INEP, quando assumiu a supervisão da Campanha de Educação Complementar, visando ampliar a escolaridade primária.

Em 18 de março de 1964 foi nomeado para o Conselho Federal de Educação com mandato de seis anos, abreviado pela força de Ato Institucional editado em 31 de agosto de 1969, pelo regime ditatorial.

Dumerval Trigueiro faleceu em 9 de dezembro de 1987, no Rio de Janeiro, em acidente de tráfego na Praia de Botafogo. É Doutor Honoris Causa da UFPB e nomeia uma escola municipal, em João Pessoa, e a biblioteca da Fundação Casa de José Américo.


https://www.instagram.com/p/DRwTjV-DjeZ/?igsh=NzB1MWR5dGJjb2Y3