domingo, 14 de setembro de 2025

90 anos de Geraldo Vandré

12, setembro, 2025

O dia 29 de setembro de 1968 ficou marcado na história cultural, social e política do país. Naquele dia realizava-se a final do Festival Internacional da Canção, onde as músicas Caminhando e Sabiá eram as favoritas.

Caminhando ou Pra Não Dizer que não Falei das Flores, a grande predileta do público, era da autoria do paraibano Geraldo Vandré (que nesta sexta-feira, 12 de setembro, completa 90 anos), e defendida pelo próprio. Sabiá, de Chico Buarque, também tinha o seu autor como interprete.

Na hora de apresentar o segundo lugar, que coube a Caminhando, o Marcananzinho, espaço da final, quase que vinha abaixo. Foi grande, e quase não parava mais, a vaia do público, que exigia a música em primeiro, dispensou ao júri.

Nem os apelos de Vandré conseguiam fazer com que o público parasse, basicamente composto de estudantes que, nos protestos antiditatoriais de então, haviam transformado a música em hino do movimento estudantil.

Ainda hoje o áudio daquele momento, a única coisa que escapou, já que não existe imagem, emociona. Foi o instante mais consagrador da carreira de Geraldo Vandré.

Leia mais:
https://paraondeir.blog/90-anos-de-geraldo-vandre/