quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

A capitulação holandesa de 1654

26, janeiro, 2026

Sérgio Botelho* – O dia 26 de janeiro de 1654 marca a história do Brasil como o dia em que os holandeses capitularam às forças luso-brasileiras, pondo fim a um domínio iniciado em 1634.

Verdade se diga, naquele dia o poder holandês estava longe de ser o mesmo dos primeiros anos de dominação, desde que foram derrotados, por duas vezes, em 1648 e 1649, na primeira e segunda Batalha dos Guararapes.

O acordo de 1654 ficou registrado na história como a Capitulação da Campina do Taborda. Pelo acordo, devidamente assinado pelas partes, ficou encerrado o domínio dos holandeses sobre o Brasil.

(Importante registrar, de passagem, que em Guararapes brilhou, em posição de comando das tropas luso-brasileiras, composta de índios, brancos e negros, um paraibano chamado André Vidal de Negreiros, que depois governou Maranhão, Angola e Pernambuco, na condição de figura de confiança da Coroa. Sobre Vidal de Negreiros, há um trabalho acadêmico do professor PhD da UFPB, Ângelo Emídio da Silva Pessoa, membro do IHGP, que esclarece muito sobre a história do herói paraibano).

O tratado assinado em Recife continha prazos para que os holandeses se retirassem geral, inclusive de convivência diária em cidades, a partir dali, sob poder português. Porém, segundo o Blog do Exército Brasileiro, os que se encontravam na Paraíba e no Rio Grande {do Norte}, alertadas sobre as conversações de paz, trataram de embarcar precipitadamente para a Holanda. (Capitulação da Campina do Taborda: o fim do Brasil holandês, pelo Coronel R1 Carlos Mário de Souza Santos Rosa).

Vale destacar que o acordo definitivo entre Portugal e Holanda somente acabou firmado em 1661, com o Tratado de Haia. Um aspecto curioso desse tratado é que Portugal se comprometeu a pagar uma indenização de 4 milhões de cruzados, mesmo que em parcelas e até mesmo em mercadorias, como compensação aos holandeses pela perda do Brasil.

Sérgio Botelho é jornalista e escritor.
(A imagem representa André Vidal de Negreiros, baseada em pinturas antigas)
https://paraondeir.blog/capitulacao-holandesa/