terça-feira, 1 de julho de 2025

A convocação de Ancelotti

30, maio, 2025

Qualquer analista (de futebol) de bom senso considera Ancelotti um grande treinador. Sua chegada ao Brasil provou que ele se adapta muito bem a diferentes situações; além do mais tem bom relacionamento com jogadores, dirigentes, torcedores, imprensa…

Apesar de tudo, isso não garante que a seleção melhorará com ele; técnico não faz milagres. Há muitos fatores que podem influir, como, por exemplo, a qualidade dos jogadores, dos adversários e muitos detalhes, inclusive pressões externas de toda natureza; principalmente de patrocinadores.

São muitos os problemas da seleção. Há carência, principalmente no meio-campo (elemento fundamental em qualquer time), e falta um realmente bom centroavante.

Na convocação, não houve qualquer surpresa. Muita gente está reclamando da presença de Casemiro, porque o acham “velho”, mas deverá ser titular. Ancelotti o conhece bem e ele vem tendo boas atuações no Manchester United.

Mas o que mais gostei mesmo das falas de Ancelotti foi quando ele respondeu, ao ser perguntado sobre qual a filosofia de jogo dele, que não tinha filosofia alguma; que o time joga levando em conta as circunstâncias da partida e que sua equipe atua de acordo com o momento, características e qualidades de seus jogadores e dos adversários.

Trajetória de vencedor

A CBF anunciou Carlo Ancelotti como treinador da seleção brasileira de futebol, em 12 de maio de 2025. O técnico italiano assinou contrato até o final da Copa do Mundo de 2026.

Antes da chegada ao Brasil, Ancelotti se firmou como um dos maiores treinadores do futebol europeu. Venceu as cinco principais ligas do continente e é o técnico com mais títulos da história da UEFA Champions Leage: conquistou a competição cinco vezes.

Ao todo, tem 31 títulos e mais de mil partidas à beira do gramado. O italiano teve passagens por JuventusMilanChelseaParis Saint-GermainBayern de MuniqueReal Madrid, entre outros.

Agora, o treinador terá a árdua e difícil missão de treinar a seleção brasileira, na busca pelo hexacampeonato da Copa do Mundo. O Brasil ainda luta pela classificação para a edição de 2026, que acontecerá entre 11 de junho e 19 de julho nos Estados Unidos, Canadá e México.