terça-feira, 3 de dezembro de 2024

A falta de incentivo ao esporte

24, setembro, 2022

É triste a realidade do esporte paraibano. O pior de tudo é saber que pessoas que conhecem esse cenário e ocupam cargos de influência nos órgãos públicos, nada fazem para mudar essa situação que indefere ações de dirigentes, técnicos e atletas que buscam apoio para representar a Paraíba, principalmente nas disputas nacionais.

Quinta-feira, no ginásio de esportes do Clube dos Oficiais, fui cercado por alguns amigos do esporte indignados com essa triste realidade. A Paraíba foi campeã com a AAPP na Taça Brasil de Futsal Sub-11, realizada recentemente em João Pessoa, mas não recebeu apoio de nenhum órgão público. Tudo aconteceu de forma positiva por conta  do apoio dos pais dos atletas e de amigos empresários do setor privado.

Na Taça Brasil Sub-15, que está acontecendo em João Pessoa, desde domingo passado, tem Clube dos Oficiais e Avaí-PB como representantes paraibanos, que também não receberam nenhum apoio dos órgãos públicos. Nem um bom dia ou boa sorte. O que mais se lamenta é que outras modalidades as vezes são contempladas, porque são simpáticas aos gestores de plantões nas secretarias, independente da visibilidade que oferecem, e até para compensar o investimento.

O mais revoltante, disse um dirigente e técnico na conversa, é que Zezinho do Botafogo e Kaio Márcio, respondem pelas secretarias de esportes da Paraíba e de João Pessoa, e conhecem muito bem essa realidade, pois também bateram portas, passaram dificuldades e foram contemplados com apoio. Hoje, fazem muito pouco e as vezes ignoram projetos que são apresentados em seus gabinetes.

O ideal seria acabar com esse teatro de só querer aparecer em fotos nas redes sociais sem nada fazer. Quanto aos que precisam de ajuda, deveriam procurar diretamente o governador João Azevêdo e o prefeito Cícero Lucena, através da Associação de Esportes da Paraíba, na busca de mudanças nesse quadro e mostrar essa realidade.  Tenho certeza que eles pouco sabem sobre o que está acontecendo nas secretarias de esportes.

Positivo

A Escolinha da Caixa Beneficente dos Oficiais e Praças da Polícia e Bombeiros Militares continua matriculando alunos novatos. As aulas estão acontecendo nas quartas e quintas-feiras, sempre a partir das 19h. As vagas são para sócios e não sócios, na faixa etária entre 6 e 15 anos. Os treinos são comandados pelo professor Massilon Moreira e os contatos podem ser feitos pelo telefone 9.9981-5263.

Negativo

O Campeonato Paraibano da Primeira Divisão de 2023 já começa a ser um dos assuntos recorrentes entre os dirigentes dos clubes e da Federação Paraibana de Futebol (FPF). A competição estadual, segundo o diretor de competições Gustavo Trindade, deve ser iniciada entre os dias 7 e 8 de janeiro de 2023. Será que vai ter campo em condições de jogo?

No Foco

O time do Treze de Maio é só motivação para encarar o Asa de Mangabeira, na grande decisão da Copa da Amizade, que será realizada na tarde de hoje, a partir das 17h, no CT Ivan Tomaz, no conjunto Valentina de Figueiredo. O torcedor terá acesso com um quilo de alimento não perecível, avisa a comissão organizadora.