O esporte brasileiro segue refratário a ter acompanhamento psicológico em suas equipes. A natação brasileira também acompanha essa mal característica. Com raras exceções, aqui e ali, circunstancialmente e por tempo limitado, há quem invista na saúde mental de seus nadadores.
Como prática, porém, permanente, nem na Seleção brasileira, até porque os convocados mudam a cada mundial, sul-americano e olimpíada. Os nadadores dependem sempre dos humores do treinador, muitos crentes de que eles mesmos fazem o papel. Não fazem e, pior, muitas vezes são os responsáveis pela desestabilização dos atletas. Razão pela qual, aliás, temem a companhia de profissionais especializados em psicologia no esporte.
Os nadadores brasileiros carregam uma pressão constante porque faz tempo que não somos e nem temos os atletas principais no esporte. Nas seleções de base a pressão é a mesma, porque o Brasil precisa de resultados mais imediatos possíveis, até porque, se o treinador não trouxer resultados, será demitido e dito que é incompetente, igualmente ao que acontece no futebol.
Tá na cara que uma saúde mental em dia, melhora o rendimento de nossos nadadores, mas a cultura esportiva de nossos treinadores e dirigentes criam uma visão de descrença desse trabalho. Essa é a verdade. Não é dinheiro, é cultural. E só vamos aprender quando a gente quiser, pois as estatísticas e resultados servem para serem estudados, analisados e colocados em prática quando a gente quer.
Ter talento não é suficiente, treinar muito não é suficiente, ter uma boa preparação física não é suficiente, todavia se juntarmos todos esses itens, com uma bela cabeça de nadador vencedor, teremos muito mais chances.
Seleção Brasileira Escolar
João Gabriel fez bonito nos JEBs de 12 a 14 anos na cidade de Brasília-DF. Além de medalhar na série ouro da competição, o aluno do colégio Pio X foi convocado para representar o Brasil, no Sul-Americano Escolar na cidade de Santiago no Chile. O nadador treina todos os dias no Instituto dos Cegos da Paraíba, sob o comando do Coach Stephano Vieira.
Brasileiros de Natação
Está tudo pronto. A CBDA divulgou os Campeonatos Brasileiros de Verão de Clubes. O infantil será na cidade de Recife – PE, o juvenil na cidade de São José do Rio Preto – SP e o Junior/Sênior no Rio de Janeiro – RJ. Agora é treinar e fazer o resultado acontecer.