domingo, 7 de dezembro de 2025

A família Retumba

13, outubro, 2025

Há pelo menos quatro referências memoriais à família Retumba, que, embora não tenha restado esquecida pela passagem na vida do estado, não parece ter deixado descendentes.
No Centro da cidade, tem a rua Tenente Retumba, na área do comércio, que já referenciou dois equipamentos de grande importância na vida da cidade, no caso, a Feira da Primavera e a antiga Rodoviária Interestadual.

Em Cruz das Armas, ainda na capital paraibana, existe a Avenida Engenheiro Retumba, perpendicular à Avenida Cruz das Armas, cruzando a Avenida Centenário.
Em Santa Rita, no Conjunto Marcos Moura, tem a Rua Doutor Francisco Retumba, que é o mesmo Engenheiro Retumba da avenida de Cruz das Armas, e, igualmente, nomeia a Pedra da Retumba, em Pedra Lavrada.

Essas duas figuras, inscritas na memória patrimonial paraibana, são filhos do engenheiro português Francisco Soares da Silva Retumba e nasceram na cidade da Parahyba, atual João Pessoa.
São eles, o engenheiro de Minas Francisco Soares da Silva Retumba Filho, nascido em 1856, e o deputado federal tenente João da Silva Retumba, em 1857, que tiveram trajetórias diversas, mas importantes para a vida paraibana.
Retumba Filho se notabilizou por um relatório elaborado em 1886, dirigido ao presidente da província da Paraíba, Antônio Herculano de Sousa Bandeira Filho, em que analisava aspectos econômicos, topográficos e geológicos do estado.

No mesmo documento, registrou inscrições rupestres na região de Pedra Lavrada (município no Seridó paraibano). Do achado ele fez desenhos detalhados das inscrições, anexando-os ao relatório. Daí o nome de Pedra da Retumba.

João da Silva Retumba foi oficial da Marinha, tendo apoiado a Proclamação da República. Em 1890, elegeu-se deputado constituinte pela Paraíba, assinou a Carta de 1891 e cumpriu mandato como deputado federal até 1893.
Nenhum dos dois viu nascer o Século XX. O engenheiro Retumba faleceu em Recife, em 1890, em torno dos 44 anos. O tenente Retumba, em 1899, no Rio de Janeiro, em torno dos 52 anos.

(Na imagem, os desenhos feitos pelo engenheiro Retumba sobre as inscrições rupestres em Pedra Lavrada)
https://www.instagram.com/p/DPvogVBjhVe/?igsh=bXprZmRya2h3YTh0