domingo, 7 de dezembro de 2025

A Igreja de Lourdes

20, outubro, 2025

Não que seja das primeiras construções da Capitania, mas a atual Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, ou simplesmente Igreja de Lourdes, tem tempo de vida suficiente para se postar entre as construções religiosas mais tradicionais de João Pessoa.

Recentemente reformada pelo governo do Estado (com entrega oficial em 5 de setembro passado), em meio a outras iniciativas governamentais importantes no campo da preservação patrimonial da cidade, a igreja assumiu novo brilho enquanto obra física.

O prédio foi construído no Século XVIII, para a irmandade do Senhor Jesus do Bonfim, como Igreja do Bom Jesus dos Mártires, na rua do mesmo nome (depois, Epitácio Pessoa e das Trincheiras).

Após a derrota da Revolução de 1817, e o assassinato de seus líderes, os restos mortais do paraibano Peregrino de Carvalho foram expostos, pela Monarquia, na parede lateral direita da igreja.

No início da segunda década do Século XX, passou a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, aliviando a Paróquia de Nossa Senhora das Neves. Depois, dividiu atuação pastoral com a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Jaguaribe.

Há registros de debate urbano envolvendo o terreno. Pesquisadores lembram que, no impulso de abrir a atual Avenida João Machado, cogitou-se erguer ali o Palácio do Governo.

Há um prédio vizinho, nas Trincheiras, que já foi residência de governadores. Na conformação urbana pessoense, a igreja fica no encontro da Rua das Trincheiras com a Avenida João Machado.

A Igreja de Lourdes é o local de partida da tradicional Romaria da Penha. manifestação religiosa anual dedicada a Nossa Senhora da Penha, que reúne milhares de fiéis em uma caminhada de cerca de 14 quilômetros pelas ruas de João Pessoa (PB), terminando no seu Santuário, na praia da Penha.

A paróquia segue ativa na vida religiosa. Sua Romaria foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial de João Pessoa.
https://paraondeir.blog/a-igreja-de-lourdes/